Resumo
Esta comunicação está duplamente provocada: de um lado, pelo tema desse Encontro – Os silêncios na História da Arte, e dessa mesa, em particular – Olhares e Esquecimentos sobre a arte; de outro, pela releitura recente de uma obra de Didi-Huberman, na qual o autor trata dos tempos de ver a imagem, ou ainda, dos diferentes tempos contidos na imagem, entre os quais se inclui o tempo, ou os tempos, da observação.
Referências
Arte do Século XIX. Catálogo da Mostra do Redescobrimento. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo/Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos Viajantes. 3 vols, São Paulo/Salvador: Metalivros/Fundação Emilio Odebrecht, 1994.
O Brasil Redescoberto. Catálogo de Exposição. Paço Imperial/MinC IPHAN, Rio de Janeiro, set./nov. 1999.
CARDOSO, Rafael. O Brasil (re-) redescoberto: o olhar estrangeiro sobre a história da arte brasileira. Concinnitas. Revista do Instituto de Artes da UERJ. Ano 2013, volume 02, número 23, dezembro de 2013, p. 87-101.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant Le Temps. Histoire de l‘art et anachronisme des images. Paris: Éditions de Minuit, 2000.
DIENER, Pablo; COSTA, Maria de Fátima. A arte de viajantes: de documentadores a artistas viajantes. Perspectivas de um novo gênero. Revista Porto Arte. Porto Alegre, v. 15, n. 25, 2006.
MARTINS, Luciana de Lima. O Rio de Janeiro dos Viajantes. O olhar britânico (1800-1850). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MATTOS, Claudia Valladão de. Artistas viajantes nas fronteiras da História da Arte. III Encontro de História da Arte–IFCH/UNICAMP. São Paulo: UNICAMP. 2007.
O Olhar Distante. Catálogo da Mostra do Redescobrimento. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo/Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
PENHOS, Marta. Ver, conocer, dominar. Imágenes de Sudamérica a fines del siglo XVIII. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005.
Sobre a arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Fabiana W. Barcinski (org.). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes: Edições SESC São Paulo, 2014.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Valéria Alves Esteves Lima