Banner Portal
Silêncios na História (da Arte)
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Adriana Varejão
Mapa de Lopo Homem II
Arte contemporânea

Como Citar

ALMEIDA, Eduardo Augusto Alves de. Silêncios na História (da Arte): as pistas do Mapa de Lopo Homem II, de Adriana Varejão. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 215–226, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4513. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4513. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

As histórias da humanidade são contadas por meio de rastros e arquivos. Constituem-se daquilo que resta dos apagamentos, esquecimentos e silenciamentos do vivido. Uma parcela ínfima da imensurável totalidade da vida sobrevive ao tempo.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4513
PDF

Referências

AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 25-51.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, Belo Horizonte, v. 2, p. 204-219, Novembro 2012.

FOSTER, H. O retorno do real. In: FOSTER, H. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 123-158.

HERKENHOFF, P.; VAREJÃO, A. Adriana Varejão: pintura / sutura. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1996.

LACAN, J. O simbólico, o imaginário e o real. In: LACAN, J. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. p. 9-53.

SCHWARCZ, L. M.; VAREJÃO, A. Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

VAREJÃO, A.; HERKENHOFF, P. Adriana Varejão: fotografia como pintura. Rio de Janeiro: Artviva, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Eduardo Augusto Alves de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.