As representações de Cristo na Antiguidade tardia e a cultura visual paleocristã
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Iconografia paleocristã
Representações de Cristo
Arte tardo-antiga

Como Citar

DUARTE, Cláudio Monteiro. As representações de Cristo na Antiguidade tardia e a cultura visual paleocristã. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 438–448, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3485. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3485. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3485
PDF

Referências

BARUFFA, Antonio. The Catacombs of St. Callixus: history, archaeology, faith (1988). Tradução para o inglês: William Purdy. Cidade do Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2006.

BELTING, Hans. Likeness and Presence: a history of the image before the era of art (1990). Trad. inglesa: Edmund Jephcott. Chicago; Londres: University of Chicago Press, 1996.

BÍBLIA SAGRADA. CASTRO, O.F.M., Frei J. J. Pedreira de (org.). Tradução dos originais mediante a versão dos monges de Mardsous, Bélgica (1957). São Paulo: Ave Maria, 1999.

BISCONTI, Fabrizio. La decorazione delle catacombe romane. NICOLAI, Vincenzo; BISCONTI, Fabrizio e MAZZOLENI, Danilo. Le catacombe cristiane di Roma: origini, sviluppo, apparati decorativi, documentazione epigrafica (1998). Regensburg: Schnell & Steiner, 2009.

BOTTARI, Giovanni Gaetano. Roma sotterranea: sculture e pitture sagre estratte dai cimiterj di Roma pubblicate gia dagli autori della Roma sotterranea. Três volumes. Roma: Stamperia Vaticana (vol. 1); Stamperia di Antonio de’ Rossi (vol. 2); Nicollò e Marco Pagliarini (vol. 3), 1737-54. Disponível no sítio Internet Archive: <https://archive.org/details/gri_33125008746345> (vol. 1). Acesso em 17/04/2015.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. Grandes cientistas sociais, 39.

BOVINI, Giuseppe. I sarcofagi paleocristiani: determinazione della loro cronologia mediante l’analisi dei ritratti. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1949. Monumenti di Antichità Cristiana, serie II, V.

BRANDENBURG, Hugo. Osservazioni sulla fine della produzione e dell’uso dei sarcofagi a rilievo nella tarda antichità nonché sulla loro decorazione. BISCONTI, Fabrizio e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Sarcofagi tardoantichi, paleocristiani e altomedievali: atti della Giornata Tematica dei Seminari di Archeologia Cristiana. École Française de Rome, 8 de maio de 2002. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 2004.

BROWN, Peter. O fim do mundo clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.

CLEMENTE de Alexandria. O pedagogo. Tradução: Iara Faria e José Eduardo C. de B. Carneiro. Campinas: Ecclesiae, 2014. Ecclesiae de Bolso.

DEICHMANN, Friedrich Wilhelm (editor-chefe); BOVINI, Giuseppe e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo um: Rom und Ostia. Deutsches Archäologisches Institut. Wiesbaden: Franz Steiner Verlag Gmbh, 1967.

EVAGRIOS the Solitary. On Prayer. ST NIKODIMOS; ST MAKARIOS (orgs.); PALMER, G. E. H.; WARE, Kallistos; SHER-

RARD, Philip (trads.). The Philokalia: the complete text. Volume 1 (1979). Nova York: Faber and Faber, 1983.

FOLETTI, Ivan e QUADRI, Irene. Roma, l’Oriente e il mito della Traditio Legis. Opuscula Historiae Artium, 62. Brno: Uni-versidade de Masaryk, 2013, pp. 16-37. Supplementum.

FREEDBERG, David. The Power of Images: studies in the history of response (1989). Chicago, Londres: Chicago University Press, 1992.

GERKE, Friedrich. Christus in der spätantiken Plastik. Mainz: Florian Kupferberg Verlag, 1948.

GERKE, Friedrich. Die christlichen Sarkophage der vorkonstantinischen Zeit. Berlim: Verlag von Walter de Gruyter & Co., 1940. Studien zur spätantiken Kunstgeschichte, 11.

GONZÁLEZ, Justo L. The Story of Christianity. Vol. 1: The early Church to the dawn of Reformation. Nova York: Harper Collins, 2010.

GRABAR, André. Christian Iconography: a study of its origins (1961). Princeton: Princeton University Press, 1980. The A. W. Mellon Lectures in the Fine Arts, 1961. Bollingen Series, XXXV, 10.

HELLEMO, Geir. Adventus Domini: eschatological thought in 4th century apses and catecheses. Leiden: Brill, 1989. Supplements to Vigiliae Christianae, 5.

HISTORIA MONACHORUM IN AEGYPTO. RUSSEL, Norman (tradução para o inglês). The Lives of the Desert Fathers. Trappist: Cistercian Publications, 1980.

HVALVIK, Reidar. Christ Proclaiming His Law to the Apostles: the traditio legis-motif in early Christian art and literature. FOTOPOULOS, John (org.). The New Testament and Early Christian Literature in Greco-Roman Context: studies in honor of David E. Aune. Leiden: Brill, 2006. Supplements to Novum Testamentum, 122.

JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega (1961). Trad. para o espanhol: Elsa Cecilia Frost. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1971.

JENSEN, Robin Margaret. Face to Face: portraits of the divine in early Christianity. Minneapolis: Fortress Press, 2005.

KIILERICH, Bente. The State of Early Christian Iconography in the Twenty-first Century. Studies in Iconography, 36. Princeton: The Index of Christian Art, maio de 2015: pp. 99-134.

KITZINGER, Ernst. Byzantine Art in the Making: main lines of stylistic development in Mediterranean art: 3rd-7th century (1977). Cambridge; Massachusetts: Harvard University Press, 1995.

KOCH, Guntram. Frühchristliche Sarkophage. Munique: C. H. Beck, 2000. Série Handbuch der Archäologie.

KOORTBOJIAN, Michael. Myth, Meaning, and Memory on Roman Sarcophagi. Berkeley: University of California Press, 1995.

LAMPE, Geoffrey W. H. A Patristic Greek Lexicon (1961). Oxford: Clarendon Press, 1968.

LASSUS, Jean. Cristandade clássica e bizantina (1966). Trad.: Álvaro Cabral et alli. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, s/d. Coleção O mundo da arte.

LEE, George Mervyn et al (org.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.

LEMERLE, Paul. História de Bizâncio (1960). São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MANCINELLI, Fabrizio. Le catacombe romane e l’origine del Cristianesimo. Florença: Scala, 1981.

MARROU, Henri-Irénée. MOYCIKOC ANHP: étude sur les scènes de la vie intellectuelle figurant sur les monuments funéraires romains. Reimpressão fac-similar: Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 1964. Edição original: Grenoble: Didier & Richard, 1938.

MATHEWS, Thomas F. The Clash of Gods: a reinterpretation of early Christian Art (1993). Revised and expanded edition (1999). Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2003.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, no. 45. São Paulo: ANPUH/USP, 2003, pp. 11-36.

MUZJ, Maria Giovanna. Imágenes de Dios Padre en el arte cristiano: aspectos problemáticos. Cuadernos monásticos, ns. 142-143. Rengo (Chile): Conferencia de Comunidades Monásticas del Cono Sur, 2002, pp. 387-435.

MUZJ, Maria Giovanna. La Veronica e i temi della visione faccia a faccia. FROMMEL, Ch. e WOLF, Gerhard (orgs.). L’immagine di Cristo: dall’acheropita alla mano d’artista. Cidade do Vaticano: Biblioteca Apostolica Vaticana, 2006, pp. 91-116. Studi e testi, 432.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (1955). Tradução: Maria Clara Kneese e Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.

RASMUSSEN, Mikael Bøgh. Traditio legis? Cahiers Archéologiques: fin de l’Antiquité et Moyen Age, 47. Paris: Editions Picard, 1999, pp. 5-37.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955). Tomo 1: volume 2: Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955): Tomo 1: volume 1: Antiguo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996.

RUSSO, Eugenio. Per leggere «The Clash of Gods. A Reinterpretation of Early Christian Art» di Thomas F. Mathews. Prefácio para MATHEWS, Thomas F. Scontro di dei: una reinterpretazione dell’arte paleocristiana. Milão: Jaca Book, 2005.

SAUER, Josef. Das Aufkommen des bärtigen Christustypus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 303-29.

SCHOOLMAN, Edward M. Reassessing the Sarcophagi of Ravenna. Dumbarton Oaks Papers, 67. Washington: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2013, pp. 49-74.

SCHULTZE, Victor. Christus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 331-6.

SPIESER, Jean-Michel. Invention du portrait du Christ. BAGLIANI, Agostino P., SPIESER, Jean-Michel e WIRTH, Jean (orgs.). Le portrait: la représentation de l’individu. Florença: Sismel ; Edizioni del Galluzzo, 2007.

SPIESER, Jean-Michel. The Representation of Christ in the Apses of Early Christian Churches. Gesta, Vol. 37, No. 1. Chicago: University of Chicago Press, 1998, pp. 63-73.

ST AUGUSTINE. Exposition on the Book of Psalms. Volume seis. PUSEY, E.B., WALFORD, H. e MARRIOT, Charles (trad. inglesa). A Library of Fathers of the Holy Catholic Church: anterior to the division of the East and West. Oxford: John Henry Parker, 1857.

ST AUGUSTINUS. Enarrationes in Psalmos. CAILLAU, D. e GUILLON, D (orgs.). Collectio Selecta SS. Ecclesiae Patrum. Volume CXIX. Patres Quinti Ecclesiae Saeculi. S. Augustinus, XII. Paris: Parent-Desbarres, 1837.

ST ISAIAH the Solitary. On Guarding the Intellect. ST NIKODIMOS; ST MAKARIOS (orgs.); PALMER, G. E. H.; WARE, Kallistos; SHERRARD, Philip (trads.). The Philokalia: the complete text. Volume 1 (1979). Nova York: Faber and Faber, 1983.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); CHRISTERN-BRIESENICK, Brigitte (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo três: Frankreich, Algerien, Tunesien. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 2003.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); DRESKEN-WEILAND, Jutta (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo dois: Italien mit einem nachtrag Rom und Ostia, Dalmatien, Museen der Welt. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 1998.

WILPERT, Giuseppe. I sarcofagi cristiani antichi. Cinco volumes. Roma: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1929-36. Monumenti dell’Antichità Cristiana. Disponível no sítio da Universidade de Heidelberg: <http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/wilpert1932>. Acesso em 01/04/2014.

ZANKER, Paul. Dal culto della “paideia” alla visione di Dio. In: ENSOLI, Serena e LA ROCCA, Eugenio (orgs.). Aurea Roma: dalla città pagana alla città cristiana. Catálogo da exposição. Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 2000.

ZANKER, Paul. The Mask of Socrates: the image of the intellectual in Antiquity. Berkeley: University of California Press, 1995.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.