Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
BARUFFA, Antonio. The Catacombs of St. Callixus: history, archaeology, faith (1988). Tradução para o inglês: William Purdy. Cidade do Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2006.
BELTING, Hans. Likeness and Presence: a history of the image before the era of art (1990). Trad. inglesa: Edmund Jephcott. Chicago; Londres: University of Chicago Press, 1996.
BÍBLIA SAGRADA. CASTRO, O.F.M., Frei J. J. Pedreira de (org.). Tradução dos originais mediante a versão dos monges de Mardsous, Bélgica (1957). São Paulo: Ave Maria, 1999.
BISCONTI, Fabrizio. La decorazione delle catacombe romane. NICOLAI, Vincenzo; BISCONTI, Fabrizio e MAZZOLENI, Danilo. Le catacombe cristiane di Roma: origini, sviluppo, apparati decorativi, documentazione epigrafica (1998). Regensburg: Schnell & Steiner, 2009.
BOTTARI, Giovanni Gaetano. Roma sotterranea: sculture e pitture sagre estratte dai cimiterj di Roma pubblicate gia dagli autori della Roma sotterranea. Três volumes. Roma: Stamperia Vaticana (vol. 1); Stamperia di Antonio de’ Rossi (vol. 2); Nicollò e Marco Pagliarini (vol. 3), 1737-54. Disponível no sítio Internet Archive: <https://archive.org/details/gri_33125008746345> (vol. 1). Acesso em 17/04/2015.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. Grandes cientistas sociais, 39.
BOVINI, Giuseppe. I sarcofagi paleocristiani: determinazione della loro cronologia mediante l’analisi dei ritratti. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1949. Monumenti di Antichità Cristiana, serie II, V.
BRANDENBURG, Hugo. Osservazioni sulla fine della produzione e dell’uso dei sarcofagi a rilievo nella tarda antichità nonché sulla loro decorazione. BISCONTI, Fabrizio e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Sarcofagi tardoantichi, paleocristiani e altomedievali: atti della Giornata Tematica dei Seminari di Archeologia Cristiana. École Française de Rome, 8 de maio de 2002. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 2004.
BROWN, Peter. O fim do mundo clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.
CLEMENTE de Alexandria. O pedagogo. Tradução: Iara Faria e José Eduardo C. de B. Carneiro. Campinas: Ecclesiae, 2014. Ecclesiae de Bolso.
DEICHMANN, Friedrich Wilhelm (editor-chefe); BOVINI, Giuseppe e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo um: Rom und Ostia. Deutsches Archäologisches Institut. Wiesbaden: Franz Steiner Verlag Gmbh, 1967.
EVAGRIOS the Solitary. On Prayer. ST NIKODIMOS; ST MAKARIOS (orgs.); PALMER, G. E. H.; WARE, Kallistos; SHER-
RARD, Philip (trads.). The Philokalia: the complete text. Volume 1 (1979). Nova York: Faber and Faber, 1983.
FOLETTI, Ivan e QUADRI, Irene. Roma, l’Oriente e il mito della Traditio Legis. Opuscula Historiae Artium, 62. Brno: Uni-versidade de Masaryk, 2013, pp. 16-37. Supplementum.
FREEDBERG, David. The Power of Images: studies in the history of response (1989). Chicago, Londres: Chicago University Press, 1992.
GERKE, Friedrich. Christus in der spätantiken Plastik. Mainz: Florian Kupferberg Verlag, 1948.
GERKE, Friedrich. Die christlichen Sarkophage der vorkonstantinischen Zeit. Berlim: Verlag von Walter de Gruyter & Co., 1940. Studien zur spätantiken Kunstgeschichte, 11.
GONZÁLEZ, Justo L. The Story of Christianity. Vol. 1: The early Church to the dawn of Reformation. Nova York: Harper Collins, 2010.
GRABAR, André. Christian Iconography: a study of its origins (1961). Princeton: Princeton University Press, 1980. The A. W. Mellon Lectures in the Fine Arts, 1961. Bollingen Series, XXXV, 10.
HELLEMO, Geir. Adventus Domini: eschatological thought in 4th century apses and catecheses. Leiden: Brill, 1989. Supplements to Vigiliae Christianae, 5.
HISTORIA MONACHORUM IN AEGYPTO. RUSSEL, Norman (tradução para o inglês). The Lives of the Desert Fathers. Trappist: Cistercian Publications, 1980.
HVALVIK, Reidar. Christ Proclaiming His Law to the Apostles: the traditio legis-motif in early Christian art and literature. FOTOPOULOS, John (org.). The New Testament and Early Christian Literature in Greco-Roman Context: studies in honor of David E. Aune. Leiden: Brill, 2006. Supplements to Novum Testamentum, 122.
JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega (1961). Trad. para o espanhol: Elsa Cecilia Frost. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1971.
JENSEN, Robin Margaret. Face to Face: portraits of the divine in early Christianity. Minneapolis: Fortress Press, 2005.
KIILERICH, Bente. The State of Early Christian Iconography in the Twenty-first Century. Studies in Iconography, 36. Princeton: The Index of Christian Art, maio de 2015: pp. 99-134.
KITZINGER, Ernst. Byzantine Art in the Making: main lines of stylistic development in Mediterranean art: 3rd-7th century (1977). Cambridge; Massachusetts: Harvard University Press, 1995.
KOCH, Guntram. Frühchristliche Sarkophage. Munique: C. H. Beck, 2000. Série Handbuch der Archäologie.
KOORTBOJIAN, Michael. Myth, Meaning, and Memory on Roman Sarcophagi. Berkeley: University of California Press, 1995.
LAMPE, Geoffrey W. H. A Patristic Greek Lexicon (1961). Oxford: Clarendon Press, 1968.
LASSUS, Jean. Cristandade clássica e bizantina (1966). Trad.: Álvaro Cabral et alli. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, s/d. Coleção O mundo da arte.
LEE, George Mervyn et al (org.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.
LEMERLE, Paul. História de Bizâncio (1960). São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MANCINELLI, Fabrizio. Le catacombe romane e l’origine del Cristianesimo. Florença: Scala, 1981.
MARROU, Henri-Irénée. MOYCIKOC ANHP: étude sur les scènes de la vie intellectuelle figurant sur les monuments funéraires romains. Reimpressão fac-similar: Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 1964. Edição original: Grenoble: Didier & Richard, 1938.
MATHEWS, Thomas F. The Clash of Gods: a reinterpretation of early Christian Art (1993). Revised and expanded edition (1999). Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2003.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, no. 45. São Paulo: ANPUH/USP, 2003, pp. 11-36.
MUZJ, Maria Giovanna. Imágenes de Dios Padre en el arte cristiano: aspectos problemáticos. Cuadernos monásticos, ns. 142-143. Rengo (Chile): Conferencia de Comunidades Monásticas del Cono Sur, 2002, pp. 387-435.
MUZJ, Maria Giovanna. La Veronica e i temi della visione faccia a faccia. FROMMEL, Ch. e WOLF, Gerhard (orgs.). L’immagine di Cristo: dall’acheropita alla mano d’artista. Cidade do Vaticano: Biblioteca Apostolica Vaticana, 2006, pp. 91-116. Studi e testi, 432.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (1955). Tradução: Maria Clara Kneese e Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.
RASMUSSEN, Mikael Bøgh. Traditio legis? Cahiers Archéologiques: fin de l’Antiquité et Moyen Age, 47. Paris: Editions Picard, 1999, pp. 5-37.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955). Tomo 1: volume 2: Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955): Tomo 1: volume 1: Antiguo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996.
RUSSO, Eugenio. Per leggere «The Clash of Gods. A Reinterpretation of Early Christian Art» di Thomas F. Mathews. Prefácio para MATHEWS, Thomas F. Scontro di dei: una reinterpretazione dell’arte paleocristiana. Milão: Jaca Book, 2005.
SAUER, Josef. Das Aufkommen des bärtigen Christustypus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 303-29.
SCHOOLMAN, Edward M. Reassessing the Sarcophagi of Ravenna. Dumbarton Oaks Papers, 67. Washington: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2013, pp. 49-74.
SCHULTZE, Victor. Christus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 331-6.
SPIESER, Jean-Michel. Invention du portrait du Christ. BAGLIANI, Agostino P., SPIESER, Jean-Michel e WIRTH, Jean (orgs.). Le portrait: la représentation de l’individu. Florença: Sismel ; Edizioni del Galluzzo, 2007.
SPIESER, Jean-Michel. The Representation of Christ in the Apses of Early Christian Churches. Gesta, Vol. 37, No. 1. Chicago: University of Chicago Press, 1998, pp. 63-73.
ST AUGUSTINE. Exposition on the Book of Psalms. Volume seis. PUSEY, E.B., WALFORD, H. e MARRIOT, Charles (trad. inglesa). A Library of Fathers of the Holy Catholic Church: anterior to the division of the East and West. Oxford: John Henry Parker, 1857.
ST AUGUSTINUS. Enarrationes in Psalmos. CAILLAU, D. e GUILLON, D (orgs.). Collectio Selecta SS. Ecclesiae Patrum. Volume CXIX. Patres Quinti Ecclesiae Saeculi. S. Augustinus, XII. Paris: Parent-Desbarres, 1837.
ST ISAIAH the Solitary. On Guarding the Intellect. ST NIKODIMOS; ST MAKARIOS (orgs.); PALMER, G. E. H.; WARE, Kallistos; SHERRARD, Philip (trads.). The Philokalia: the complete text. Volume 1 (1979). Nova York: Faber and Faber, 1983.
ULBERT, Thilo (editor-chefe); CHRISTERN-BRIESENICK, Brigitte (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo três: Frankreich, Algerien, Tunesien. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 2003.
ULBERT, Thilo (editor-chefe); DRESKEN-WEILAND, Jutta (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo dois: Italien mit einem nachtrag Rom und Ostia, Dalmatien, Museen der Welt. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 1998.
WILPERT, Giuseppe. I sarcofagi cristiani antichi. Cinco volumes. Roma: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1929-36. Monumenti dell’Antichità Cristiana. Disponível no sítio da Universidade de Heidelberg: <http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/wilpert1932>. Acesso em 01/04/2014.
ZANKER, Paul. Dal culto della “paideia” alla visione di Dio. In: ENSOLI, Serena e LA ROCCA, Eugenio (orgs.). Aurea Roma: dalla città pagana alla città cristiana. Catálogo da exposição. Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 2000.
ZANKER, Paul. The Mask of Socrates: the image of the intellectual in Antiquity. Berkeley: University of California Press, 1995.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte