Cama, mesa e chão como espaços de montagem em “O trabalho dos dias”, “Fatigues” e “Sleepcinemahotel”
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Produção artística
Montagem
Horizontalidade
Instalação

Como Citar

DIAS, Aline Maria. Cama, mesa e chão como espaços de montagem em “O trabalho dos dias”, “Fatigues” e “Sleepcinemahotel”. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 430–437, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3484. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3484
PDF

Referências

BATAILLE, Georges. Documents. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

BENJAMIN, Walter. Pintura e Desenho. Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha. In: MOLDER, Maria Filomena. Matérias sensíveis. Lisboa: Relógio D ́Água, 1999.

DEAN, Tacita. Fatigues. Marian Goodman Gallery Press release, 2012. Disponível em: https://www.mariangoodman.com/exhibitions/99-tacita-dean-fatigues/ Acesso: 28 out 2019.

DEAN, Tacita. Marina Warner in conversation with Tacita Dean. In: WARNER. Marina et al. Tacita Dean. Nova Iorque: Phaidon, 2006.

DIAS, Aline Maria. O melhor lugar é a memória : um estudo sobre o papel da coleção nos museus de arte contemporânea : Museu de Arte Contemporânea de Serralves e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Coimbra :[s.n.], 2015. Tese de doutoramento.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou A Gaia Ciencia Inquieta. Lisboa, KKYM+EAUM, 2013.

DUBOIS, Phillippe. A questão da forma-tela: espaço, luz, narração, espectador. In: GONÇALVES, Osmar (org.) Narrativas Sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.

HERKENHOFF, Paulo. Rivane Neuenschwander: as coisas e as palavras. In: NEUENSCHWANDER, Rivane et al. Um dia como outro qualquer. Nova Iorque: New Museum; Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.

KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain. L'informe, mode d'emploi. Paris: Centre Pompidou, 1996.

MOLDER, Maria Filomena. Notas de leitura sobre um texto de Walter Benjamin. In: Matérias sensíveis. Lisboa: Relógio D ́Água, 1999.

NEWMAN, Michael. Drawing time: Tacita Dean ́s Narratives of Inscription. Enclave Review, 2013. Disponível em: http://enclavereview.org/drawing-time-tacita-deans-narratives-of-inscription/ Acesso: 28 out 2019.

PEDROSA, Adriano. Rivane Neuenschwander. O trabalho dos dias. In: HERKENHOFF, Paulo (org.). Arte Contemporânea Brasileira: um e/entre outro/s. XXIV Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998.

WEERASETHAKUL, Apichatpong. Apichatpong Weerasethakul on SLEEPCINEMAHOTEL. Film Comment, 2018. Disponível em: https://soundcloud.com/film-comment/apichatpong-weerasethakul-on-sleepcinemahotel Acesso: 28 out 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.