Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: GRÜNNELWALD, José Lino. A ideia do cinema. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira; 1969.
BERENSON, Bernard. The Study and Criticism of Italian Art, 2 ed. Londres: Georg Bell and Sons, 1914.
CARRIER, David. In Praise of Connoisseurship. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, vol. 61, n. 2, 2003.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ELSIG, Frédéric et al. “Le connoisseurship et ses révisions méthodologiques”, Perspective, n. 3, pp. 344-356, 2009. Disponível em: <https://journals.openedition.org/perspective/1303>. Acesso em: 10 fev. 2018.
FRIEDLÄNDER, Max J. On Art and Connoisseurship. Boston: Beacon Press, 1960.
FONDAZIONE ZERI. Federico Zeri, s/d. Disponível em: < http://www.fondazionezeri.unibo.it/it/fondazione/federico-zeri/index.html>. Acesso em: 04 fev. 2018.
GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford; New York, NY: Clarendon, 1998.
GIBSON-WOOD, Carol. Jonhathan Richardson and the Rationalization of Connoisseurship. Art History, vol. 7, n. 1, p. 38-56, mar. 1984.
GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía y pintura: ¿dos medios diferentes?. Barcelona: G. Gili, 2005.
KRACAUER, Siegfried. The mass ornament: Weimar essays. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1995.
LANZI, Luigi. The History of Painting in Italy. vol. 1. Londres: W. Simpkin and R. Marshall, 1828.
MORELLI, Giovanni. Italian Painters: Critical Studies of Their Works. Londres: John Murray, 1900.
PEACHAM, Henry. The Compleat Gentleman. USA: The Clarendon Press, 1906.
RICHARDSON, Jonathan. Two Discourses. London: W. Churchill, 1719.
ZERI, Federico. Cos’è um falso. Milão: Longanesi, 2011.
ZERI, Federico. Diari di lavoro. Bergamo: Emblema; Turim: G. Einaudi, 1971.
ZERI, Federico. Dietro L’Immagine – Conversazioni sull’arte di leggere l’arte. Vicenza: Neri Pozza Editore, 1998.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte