Federico Zeri e sua fototeca
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Connoisseur
Fotografia
Pintura
Atribuição
Documento

Como Citar

DAMÁSIO, Kevin Luís. Federico Zeri e sua fototeca: contatos e inflexões entre o connoisseur e a fotografia de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 403–410, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3481. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3481. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3481
PDF

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: GRÜNNELWALD, José Lino. A ideia do cinema. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira; 1969.

BERENSON, Bernard. The Study and Criticism of Italian Art, 2 ed. Londres: Georg Bell and Sons, 1914.

CARRIER, David. In Praise of Connoisseurship. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, vol. 61, n. 2, 2003.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

ELSIG, Frédéric et al. “Le connoisseurship et ses révisions méthodologiques”, Perspective, n. 3, pp. 344-356, 2009. Disponível em: <https://journals.openedition.org/perspective/1303>. Acesso em: 10 fev. 2018.

FRIEDLÄNDER, Max J. On Art and Connoisseurship. Boston: Beacon Press, 1960.

FONDAZIONE ZERI. Federico Zeri, s/d. Disponível em: < http://www.fondazionezeri.unibo.it/it/fondazione/federico-zeri/index.html>. Acesso em: 04 fev. 2018.

GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford; New York, NY: Clarendon, 1998.

GIBSON-WOOD, Carol. Jonhathan Richardson and the Rationalization of Connoisseurship. Art History, vol. 7, n. 1, p. 38-56, mar. 1984.

GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía y pintura: ¿dos medios diferentes?. Barcelona: G. Gili, 2005.

KRACAUER, Siegfried. The mass ornament: Weimar essays. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1995.

LANZI, Luigi. The History of Painting in Italy. vol. 1. Londres: W. Simpkin and R. Marshall, 1828.

MORELLI, Giovanni. Italian Painters: Critical Studies of Their Works. Londres: John Murray, 1900.

PEACHAM, Henry. The Compleat Gentleman. USA: The Clarendon Press, 1906.

RICHARDSON, Jonathan. Two Discourses. London: W. Churchill, 1719.

ZERI, Federico. Cos’è um falso. Milão: Longanesi, 2011.

ZERI, Federico. Diari di lavoro. Bergamo: Emblema; Turim: G. Einaudi, 1971.

ZERI, Federico. Dietro L’Immagine – Conversazioni sull’arte di leggere l’arte. Vicenza: Neri Pozza Editore, 1998.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.