O Massacre das Inocentes
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Pintura francesa
Nicolas Poussin
Imagem
Violência
Gênero

Como Citar

D’ANTONA, Raphael Alves. O Massacre das Inocentes: em Torno de Nicolas Poussin. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 378–387, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3478. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3478. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3478
PDF

Referências

BELLORI, Giovanni Pietro. Le vite de pittori, scultori et architetti moderni. Mascardi: Roma, 1679.

BENJAMIN, Arbel; LUTTRELL, Anthony. Plundering Ancient Treasures at Bodrum (Halicarnassus): A Commercial Letter Written on Cyprus, January 1507. Mediterranean Historical Review, Tel Aviv, n.1, v.11., p. 79-86, 1996.

BÍBLIA. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Sociedade Bíblica do Brasil: Barueri, 2009.

CARUSO, Carlo. Orrore and diletto: G.B. Marino's La strage de fanciulli innocenti di Guido Reni. Letteratura & Arte. Pisa; Roma, n.7, p.101-115, 2009.

CAVAZZINI, Patrizia. Nicolas Poussin, Cassiano dal Pozzo and the Roman art market in the 1620s. The Burlington Magazine: Reino Unido, 2013.

CROPPER, Elizabeth; DEMPSEY, Charles. Nicolas Poussin: Friendship and the Love of Painting. Princeton University Press: Princeton, 1996.

DAMISCH, Hubert. Le style et la théorie. In:________. Théorie du /nuage/. Seuil: Paris, 1972.

DIETZ, Soren; PAPACHRISTODOULOU Ioannis (Org.). Archaeology in the Dodecanese. Museu Nacional da Dinamarca: Copenhague, 1988.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: the logic of sensation. Continuum: Nova York, 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps. Éditions Minuit: Paris, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Les larmes sont une manifestation de la puissance politique. Entrevista por Catherine Calvet e Cécile Daumas. La Libération: https://www.liberation.fr/debats/2016/09/01/georges-didi-huberman-les-larmes-sont-une-manifestation-de-la-puissance-politique_1476324 Acesso em: 20/10/2019.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Editora Elefante: São Paulo, 2017.

GAMBINO, Davide; PRINCIPI, Lorenzo. Filippo Parodi 1630-1702 Genoa's Bernini: A bust of Vitellius. Bacarelli & Botticelli e Museo di Palazzo Reale: Gênova, 2016.

GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: Quatro ensaios de iconografia política. Companhia das Letras: São Paulo, 2014.

KOSSOVITCH, Leon. La discontinuité et l'histoire de l'art. In: Ruptures. La discontinuité dans la vie artistique. Jean Galard (Org.). ESBA, Musée du Louvre: Paris, 2007.

LE COAT, Gerard. The Rhetoric of the Arts (1550-1650). Peter Lang: Frankfurt, 1975.

MARIN, Louis. Sublime Poussin. Edusp: São Paulo, 2001.

MARIN, Louis. Détruire la peinture. Flammarion: Paris, 2008.

NASSER, Eduardo. Nietzsche e a ontologia do vir-a-ser. Edições Loyola: São Paulo, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. Le concept d'anachronisme et la vérité de l'historien. L'Inactuel, (s.l.), n.6, p.53-68, 1996.

ROSENBERG, Pierre (Org.). Poussin, Le massacre des Innocents - Picasso, Bacon. Flammarion: Paris, 2017.

SIMÕES RODRIGUES, Nuno. Três mitos gregos de caos e ataxia. Phoînix, Rio de Janeiro, n.23, v.1, p. 12-29, 2017.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipíti: Journal of the Society for The Anthropology of Lowland South America, Berkeley, n.1, v.2, p.1-22, 2004.

WARBURG, Aby. Essais florentins. Hazan: Paris, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.