Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ARDURA, Rocío de la Villa. Introduction In: FICINO, Marsilio. Comentario a El Banquete de Platón. Tradução, apresentação e notas: Rocío de la Villa Ardura. 3a edição. Madri: Editora Tecnos, n.p., 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. Botticelli. Firenze: Skira Newton Company, 1989.
BAYER, Andrea. Introduction. Love and Art in Renaissance Italy. In: BAYER, Andrea. (Org.) Art and love in Renaissance Italy. London: Yale University Press, p.3-8, 2008a.
BAYER, Andrea. From Cassone to poesia: Paintings of love and marriage. In: ___________ (Org.) Art and love in Renaissance Italy. Londres: Yale University Press, p.230-237, 2008b.
BEMBO, Pietro. Gli Asolani. Curadoria: Carlo Dionisotti. Torino: E-Text, 1966. Disponível em: < https://www.liberliber.it/online/autori/autori-b/pietro-bembo/gli-asolani/>acessado em 30 de agosto de 2019.
BERENSON, Bernhard. The Venetian Painters of the Renaissance with an index to their work. New York: G. P. Putnam's sons, 1894.
BOULÈGUE, Laurence. Introduction. In: NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.
BRENDEL, Otto. The Interpretation of the Holkham Venus. The Art Bulletin, v. 28, n. 2. Art College Association. jun. , p. 65-75, 1946.
CHASTEL, André. Arte e Humanismo em Florença. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CHASTEL, André. III – Pater Platonica Familiae in: ______________. Marsile Ficin et l'art. Genève: Librairie Droz S.A., p. 47-64, 1996.
CLARK, KENNETH. The Nude. A Study in ideal form. New Jersey: Princeton University Press, 1984.
COOK, M. A. Herbert. Giorgione. [s.l.]: Barrister-at-Law, 1904.
FICINO, Marsilio. Commentary on Plato’s Symposium. Tradução: Sears Reynolds Jayne. Columbia: University of Missury, 1944.
GOMBRICH, Ernst. Imágenes Simbolicas: Estudios sobre el arte del Renacimiento. Tradução: Remigo Gómez Díaz. Madrid: Alianza Editorial. 1986.
HORNE, Herbert, Sandro Botticelli. London: Chiswick Press, [s.d.].
JACOBS, Frederika H. Aretino and Michelangelo, Dolce and Titian: Femmina, Masculo, Grazia. The Art Bulletin, v. 82, n. 1. Art College Association, mar, p. 51-67, 2000.
JAYNE, Sears Reynolds. Introduction In: FICINO, Marsilio. Commentary on Plato’s Symposium. Tradução: Sears ReynoldsJayne. Columbia: University of Missury, p. 13-33, 1944.
KOOS, Mariane. Imagination, Identity and the Poetics of Desire in Giorgione’s Painting. American Imago, v. 57, n. 4, p. 369-385, winter, 2000.
MEISS, Millard. Sleep in Venice. Ancient Myths and Renaissance Proclivities. Proceedings in American Philosophical Society. [s.l]: v.110, n.5, Oct. 27, 1966.
NICHOLS, Tom. Renaissance Art in Venice. From Tradition to Individualism. China: Laurence King Publishing, 2016.
NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.
PANOFSKY, Erwin. Studies of Iconology. Humanistic Themes in the Art of the Renaissance. New York: Icon Editions, 1972.
PANOFSKY, Erwin. Idea: Evolução do conceito do Belo. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SAXL, Fritz. La vida de las Imágenes. Estudios Iconográfios sobre el arte occidental. Tradução: Frederico Zaragoza. Madrid: Alianza, 1989.
SÈRIS, Emilie. La renaissance du nu antique à Venise: Pietro Bembo et le Titien. International Journal of the Classical Tradition. v. 18, n. 2, p. 201-225, June. 2011
VENTURI, Lionello. Cuatro passos hacia el arte moderno. Tradução: Luis Fabricant. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1960.
WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade Pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução: Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
WIND, Edgar. Los Misterios Paganos del Renacimiento. Tradução: Jávier Fernándes de Castro e Julio Bayón. Barcelona: Barral Editores, 1972.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte