Variações sobre Vênus
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Iconografia da Vênus
Tratados sobre o amor
Hierarquia dos sentidos
Renascimento

Como Citar

CARVALHO, Tânia Kury. Variações sobre Vênus: Botticelli, Ticiano e os tratados sobre o amor. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 296–306, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3468. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3468. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3468
PDF

Referências

ARDURA, Rocío de la Villa. Introduction In: FICINO, Marsilio. Comentario a El Banquete de Platón. Tradução, apresentação e notas: Rocío de la Villa Ardura. 3a edição. Madri: Editora Tecnos, n.p., 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Botticelli. Firenze: Skira Newton Company, 1989.

BAYER, Andrea. Introduction. Love and Art in Renaissance Italy. In: BAYER, Andrea. (Org.) Art and love in Renaissance Italy. London: Yale University Press, p.3-8, 2008a.

BAYER, Andrea. From Cassone to poesia: Paintings of love and marriage. In: ___________ (Org.) Art and love in Renaissance Italy. Londres: Yale University Press, p.230-237, 2008b.

BEMBO, Pietro. Gli Asolani. Curadoria: Carlo Dionisotti. Torino: E-Text, 1966. Disponível em: < https://www.liberliber.it/online/autori/autori-b/pietro-bembo/gli-asolani/>acessado em 30 de agosto de 2019.

BERENSON, Bernhard. The Venetian Painters of the Renaissance with an index to their work. New York: G. P. Putnam's sons, 1894.

BOULÈGUE, Laurence. Introduction. In: NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.

BRENDEL, Otto. The Interpretation of the Holkham Venus. The Art Bulletin, v. 28, n. 2. Art College Association. jun. , p. 65-75, 1946.

CHASTEL, André. Arte e Humanismo em Florença. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CHASTEL, André. III – Pater Platonica Familiae in: ______________. Marsile Ficin et l'art. Genève: Librairie Droz S.A., p. 47-64, 1996.

CLARK, KENNETH. The Nude. A Study in ideal form. New Jersey: Princeton University Press, 1984.

COOK, M. A. Herbert. Giorgione. [s.l.]: Barrister-at-Law, 1904.

FICINO, Marsilio. Commentary on Plato’s Symposium. Tradução: Sears Reynolds Jayne. Columbia: University of Missury, 1944.

GOMBRICH, Ernst. Imágenes Simbolicas: Estudios sobre el arte del Renacimiento. Tradução: Remigo Gómez Díaz. Madrid: Alianza Editorial. 1986.

HORNE, Herbert, Sandro Botticelli. London: Chiswick Press, [s.d.].

JACOBS, Frederika H. Aretino and Michelangelo, Dolce and Titian: Femmina, Masculo, Grazia. The Art Bulletin, v. 82, n. 1. Art College Association, mar, p. 51-67, 2000.

JAYNE, Sears Reynolds. Introduction In: FICINO, Marsilio. Commentary on Plato’s Symposium. Tradução: Sears ReynoldsJayne. Columbia: University of Missury, p. 13-33, 1944.

KOOS, Mariane. Imagination, Identity and the Poetics of Desire in Giorgione’s Painting. American Imago, v. 57, n. 4, p. 369-385, winter, 2000.

MEISS, Millard. Sleep in Venice. Ancient Myths and Renaissance Proclivities. Proceedings in American Philosophical Society. [s.l]: v.110, n.5, Oct. 27, 1966.

NICHOLS, Tom. Renaissance Art in Venice. From Tradition to Individualism. China: Laurence King Publishing, 2016.

NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.

PANOFSKY, Erwin. Studies of Iconology. Humanistic Themes in the Art of the Renaissance. New York: Icon Editions, 1972.

PANOFSKY, Erwin. Idea: Evolução do conceito do Belo. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SAXL, Fritz. La vida de las Imágenes. Estudios Iconográfios sobre el arte occidental. Tradução: Frederico Zaragoza. Madrid: Alianza, 1989.

SÈRIS, Emilie. La renaissance du nu antique à Venise: Pietro Bembo et le Titien. International Journal of the Classical Tradition. v. 18, n. 2, p. 201-225, June. 2011

VENTURI, Lionello. Cuatro passos hacia el arte moderno. Tradução: Luis Fabricant. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1960.

WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade Pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução: Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

WIND, Edgar. Los Misterios Paganos del Renacimiento. Tradução: Jávier Fernándes de Castro e Julio Bayón. Barcelona: Barral Editores, 1972.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.