O olhar, o corpo e as imagens rupestres
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Tradição Planalto
Hans Belting
Imaginação
Memória

Como Citar

VIVIANI, Ana Elisa Antunes. O olhar, o corpo e as imagens rupestres: uma proposta de reflexão. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1262–1269, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3456. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3456. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3456
PDF

Referências

BAETA, Alice Motta. Os grafismos rupestres e suas unidades estilísticas no Carste de Lagoa Santa e Serra do Cipó – MG. Janeiro de 2011. Tese de doutorado. MAE-USP, 2011.

BAITELLO JUNIOR, Norval. Corpo e imagem: comunicação, ambientes, vínculos. In: RODRIGUES, David (org). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008, pp. 95-112.

BELTING, Hans. A imagem autêntica. Porto: Dáfne Editora, 2011.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, ano 6, volume 1, número 8, julho 2005, pp. 64 – 78.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política. 7a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CASTRO e SILVA, Martha Maria; TORRI, Marcos Breno. Capítulo 13: Os pigmentos e ‘corantes’ encontrados nas escavações do Grande Abrigo Santana do Riacho. IV. Produção Experimental e Utilização de Pigmentos: à procura das fórmulas pré-históricas. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1991. Vol. XII, pp. 299 – 404.

COSTA, G.M.; JESUS FILHO, M.F.; MALTA, I.M.; PROUS, A.; SILVA, M.M.C; SOUZA, L.A.C.; TORRI, M.B. Capítulo 13: Os pigmentos e ‘corantes’ encontrados nas escavações do Grande Abrigo Santana do Riacho. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1991. Vol. XII, pp. 299 – 404.

FERRARA, Lucrécia d ́Alessio. Comunicação, mediações, interações. São Paulo: Paulus, 2015.

MALTA, Ione Mendes. Capítulo 13: Os pigmentos e ‘corantes’ encontrados nas escavações do Grande Abrigo Santana do Riacho. II. Análise Macroscópica dos pigmentos das escavações de Santana do Riacho. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1991. Vol. XII, pp. 299 – 404.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, Emmanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

NEVES, Walter A.; PILÓ, Luis Beethoven. O povo de Luzia: em busca dos primeiros americanos. São Paulo: Globo, 2008.

PROUS, André. As primeiras populações do Estado de Minas Gerais. In: TENÓRIO, Maria Cristina, org. Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000, pp. 101–114.

PROUS, André. Exemplos de análises rupestres punctuais. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1985. Volume X.

PROUS, André. Capítulo 13: Os pigmentos e ‘corantes’ encontrados nas escavações do Grande Abrigo Santana do Riacho. I. Problemas Gerais. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1991. Vol. XII.

PROUS, André; BAETA, Alenice. Capítulo 20: O levantamento geral dos grafismos rupestres de Santana do Riacho. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1992-1993a. Vol. XIII-XIV.

PROUS, André; BAETA, Alenice. Capítulo 21: Elementos de cronologia, descrição de atributos e tipologia. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1992-1993b. Vol. XIII-XIV.

PROUS, André; BAETA, Alenice. Capítulo 22: Análise de conjunto da arte rupestre de Santana do Riacho. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1992-1993c. Vol. XIII-XIV.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.