Abstração e crítica de arte no diálogo Brasil-Japão (1950-1960)
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Crítica de arte
Concretismo
Informalismo
Arte japonesa

Como Citar

VIDAL, Victor Raphael Rente. Abstração e crítica de arte no diálogo Brasil-Japão (1950-1960). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1244–1251, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3455. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3455. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3455
PDF

Referências

BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind. Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. New York: Thames and Hudson, 2004.

CHONG, Doryun (ed.). Tokyo 1955 - 1970: a new avant-garde. New York: The Museum of Modern Art, 2013.

CHONG, Doryun; HAYASHI, Michio; KAJIYA, Kenji; SUMITOMO, Fumihiko (ed.). From Postwar to Postmodern: Art in Japan 1945 - 1989. Primary Documents. New York: The Museum of Modern Art, 2012.

COCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella (org.). Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos

cinquenta. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Mário Pedrosa, Ferreira Gullar e a abstração informal no Brasil. In: Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, 2000.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Por uma vanguarda nacional: a crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960). Campinas, SP: Ed Unicamp, 2004.

ERBER, Pedro. After The Politics of Abstraction: Avant-Garde Art and Criticism in Japan. Tese (doutorado em Literatura Japonesa). Cornell University, CORNELL, Estados Unidos, 2009.

ERBER, Pedro. Políticas da abstração: pintura e crítica no Brasil e Japão, anos 1950. Poiésis. Publicação do Programa de

Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense – n.14 (2009). – Niterói: PPGCA, 2009.

KEE, Joan. Situating a singular kind of 'action': early Gutai painting, 1954-1957. In: Oxford Art Journal, vol. 26. Oxford: Oxford University Press, 2003.

KUNIMOTO, Namiko. Shiraga Kazuo: the hero and concrete violence. In: Art History, vol, 36. Londer: Association of Art Historians, 2012.

MUNROE, Alexandra; TIAMPO, Ming. Gutai, Splendid Playground. New York: The Solomon Guggenheim Museum, 2013.

PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Modernidade cá e lá: Textos escolhidos IV. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Política das artes. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

SHOICHI, Hirai. The Action Painting of Kazuo Shiraga. In: Kazuo Shiraga: Painting Born out of Fighting. Azumino: Azumino Municipal Museum of Modern Art, 2009.

TIAMPO, Ming. Create what has never been done before! In: Third Text, vol. 21. 2007.

TOMII, Reiko. “International Contemporaneity” in the 1960s: Discoursing on Art in Japan and Beyond. In: Japan Review. New York: vol. 21, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.