Convocação de espaços afetivos pela fotografia contemporânea
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Fotografia contemporânea
Arte contemporânea
História da Arte
Poética

Como Citar

OTTONI, Ana Paula Barbosa Ferreira. Convocação de espaços afetivos pela fotografia contemporânea. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 962–972, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3445. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3445. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3445
PDF

Referências

AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da super modernidade. Tradução de Maria Lucia Pereira. Campinas: Editora Papirus, 1994.

BARTHES, R. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, v. Coleção 50 anos, 2015.

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: ______ Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7a. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, v. 1 Obras escolhidas., 1994.

CERTEAU, M. D. A invenção do cotidiano - artes de fazer. 3a Edição. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. 2a. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. 256 p.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Janice Caiafa e Peter Pál Pelbart. 1a. ed. São Paulo: Editora 34, v. vol. 5, 1997.

DIAS, K. Entre visão e invisão: paisagem : por uma experiência da paisagem no cotidiano. 1a. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2010. 300 p.

DIDI-HUBERMAN, G. imagens-ocasiões. Tradução de Guilherme Ivo. 1a Edição. ed. São Paulo: Fotô Imagem e Arte Ltda., 2018. 144 p. Os textos da obra foram traduzidos em língua portuguesa a partir de “Images-Occasions”, parte integrante de “Aperçues” de Georges Didi-Huberman.

DUBOIS, P. A arte é (tornou-se) fotográfica. In: ______ O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. 2a. ed. Campinas: Editora Papirus, 1998.

ENTLER, R. Fotografia contemporânea: entre olhares diretos e pensamentos obtusos. Revista de Comunicação da FAAP, São Paulo, v. n. 23 2011. 63-75.

______ A fotografia e o desejo de happening. Icônica, 15 setembro 2015. Disponivel em: <http://www.iconica.com.br/site/a-fotografia-e-o-desejo-de-happening/>. Acesso em: 23 maio 2019.

GUMBRECHT, H. U. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMARAES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. Comunicação e experiência estética. 1a. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 208.

MAMÌ, L.; ESPADA, H. As imagens de Passaic. Luiza Baldan, 2013. Disponivel em: <http://files.luizabaldan.com/Texto-LugarNenhum.pdf>. Acesso em: 23 maio 2019. Texto curatoria da exposição “Lugar Nenhum” realizada no Instituto Moreira Sales da Cidade do Rio de Janeiro durante 02/03 a 02/06 de 2013.

ROUILLÉ, A. Da arte dos fotógrafos à fotografia dos artistas. Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Bra-

sília, v. n. 27, 1998. 303-311.

SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueredo. Kindle. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 224

p. Paginação irregular.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.