A Vênus através do tempo
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Anacronismo
Didi-Huberman
Vênus
Feminino

Como Citar

SILVA, Synara Freire da. A Vênus através do tempo: uma leitura contemporânea sob a perspectiva do anacronismo de Didi-huberman. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1149–1159, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3444. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3444. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3444
PDF

Referências

BARRETO, Nayara Matos. Do nascimento de Vênus à arte feminista após 1968: um percurso histórico das representações visuais do corpo feminino. Junho, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/do-nascimento-de-venus-a-arte-feminista-apos-1968-um-percurso-historico-das-representacoes-visuais-do-corpo-feminino. Acesso em: Julho 2018.

BARTHES, Roland. 1987. A morte do autor. em: BARTHES, R. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, p. 49-53.

BARTHES, Roland. 1990 a. Cy Twombly ou Non Multa Sed Multum. em: BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 143-160.

DIDI-HUBERMAN, Georges. "Abertura. A História da Arte como Disciplina Anacrônica". Em: DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo horizonte: Editora UFMG, 2015.

DUNNE, Carey. Art Historians Find Racist Joke Hidden Under Malevich’s “Black Square” em: Hyperallergic. November, 2015. Disponível em: https://hyperallergic.com/253361/art-historian-finds-racist-joke-hidden-under-malevichs-black-square/. Acesso em: Julho 2018.

GONÇALVES, Rosa Gabriela de Castro. Pintura, história da arte e cultura em: doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 11, n. 1, p.105-122, abril, 2014 Disponível em: https://ppgf.ufba.br/sites/ppgf.ufba.br/files/goncalves_r._g.__pintura_histo-ria_da_arte_e_cultura.pdf. Acesso em: Julho 2018.

MANUAL PARA O USO NÃO SEXISTA DA LINGUAGEM. Porto Alegre: Secretaria de comunicação e Inclusão Digital, 2014.

McDERMOTT, Leroy. Self-Representation in Upper Paleolithic Female Figurines em: Current Anthropology, Vol. 37, No. 2. (Apr., 1996), pp. 227-275. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2744349?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso: Julho 2018.

NEAD, Lynda. The female nude: Art, obscenity and sexuality. 1 ed. Londres: Routledge, 1992. 133 p. Self portraits or fertility symbols? Venus figurines of Upper-Paleolithic Eurasia [NUDITY] Disponível em: https://steemit.com/science/@deeallen/self-portraits-of-fertility-symbols-venus-figurines-of-upper-paleolithic-eurasia-nudity. Acesso em: Julho 2018.

VELÁZQUEZ, Carlos. Confissões da Madonna: A história da Vênus feita arte em Willendorf Disponível em: http:// www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1501619461_ARQUIVO_AVenusdeWillendorf.pdf.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.