Vermelhão e Cinábrio
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Arte Colonial
Interculturalidade
Pigmentos
América Meridional
São Paulo colonial

Como Citar

MONTANARI, Thais Cristina. Vermelhão e Cinábrio: intercâmbios artísticos entre São Paulo e América hispânica (séculos XVI- XVIII). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 869–875, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3439. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3439. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3439
PDF

Referências

CAETANO, Joaquim Inácio. “Retábulos fingidos na pintura mural portuguesa”. Lisboa: o autor, 2016. p. 1. Disponível em: https://www.academia.edu/21697216/Ret%C3%A1bulos_fingidos_na_pintura_mural_portuguesa_vers%-C3%A3o_n%C3%A3o_publicada_com_todas_as_imagens_dos_ret%C3%A1bulos_referidos_. Acesso em: 2 abr. 2018.

COHEN-APONTE, Ananda. Decolonizing the Global Renaissance: A View from the Andes. In: SAVOY, Daniel (org.). The Globalization of Renaissance Art. Boston: Brill, 2017.

COHEN-SUAREZ, Ananda. “Painting Beyond the Frame: Religious Murals of Colonial Peru”. Collection. In Conversations: An Online Journal of the Center for the Study of Material and Visual Cultures of Religion (2016), doi:10.22332/con.coll.2016.1.

CORTI, P.; GUZMÁN, F.; PEREIRA, M. La Pintura Mural de Parinacota en el Último Bofedal de la Ruta de la Plata. Arica: Edición de Fundación Altiplano Monseñor Salas Valdés y Centro de Estudios del Patrimonio Universidad Adolfo Ibañez, 2013.

FLECK, Eliane C. Deckmann; POLETTO, Roberto. “Os colégios e boticas da Companhia de Jesus como centros de formação intelectual e de difusão da cultura científica na América platina setecentista”. In: A Companhia de Jesus na América por seus colégios e fazendas. Organização de Marcia Amantino, Eliane Cristina Deckmann Fleck e Carlos Engemann. Rio de Janeiro: Garamond, 2015. p. 143-181

GERRITSEN, Anne; RIELLO, Giorgio (Ed.). The Global Life of Things. The Material Culture of Connections in the Early Modern World. London / New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2016.

GISBERT, Teresa. Iconografia y Mítos Indígenas en el Arte (1980). La Paz, Bolívia: Editorial Gisbert & Cia, 2008.

HANKE, Lewis. The portuguese in Spanish America, with special reference to the Villa Imperial de Potosi. In: Revista de História de América, México, no 51, junho, 1961, p. 1-48.

MARTINS, Renata M. de Almeida. Tintas da terra, tintas do reino: arquitetura e arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará (1653-1759) [doi:10.11606/T.16.2009.tde-28042010- 115311]. São Paulo : Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009. Tese de Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. [acesso 2019-01-30].

MARTINS, Renata M. de Almeida. Vestigios cifrados: Destrucción, dispersión y reconstitución del patrimonio jesuítico en los Estados de Rio de Janeiro y São Paulo. H-ART. Revista de historia, teoría y crítica de arte, no 3 (2018): 215-252. http://dx.doi.org/10.25025/hart03.2018.09

MONTANARI, Thais Cristina. A Capela de São Miguel Arcanjo e suas pinturas parietais: interculturalidade nas artes das missões jesuíticas no estado de São Paulo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2018, Salamanca, Memoria Del 56.o Congreso Internacional De Americanistas v. 3 Arte. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2018. p. 187- 199. Doi: http://dx.doi.org/10.14201/0AQ0251_3. Acesso em: 30 jan. 2019.

MONTANARI, Thais Cristina. Do Global ao Local: circulação e difusão cultural na decoração da capela do antigo aldeamento de São Miguel Arcanjo (São Paulo séculos XVII-XVIII). In: Eliane Cristina Deckmann Fleck; Jairo Henrique Rogge. (Org.). A Ação Global da Companhia de Jesus: Embaixada Política e Mediação Cultural. 1ed. São Leopoldo: Oikos, 2019, p. 713-740.

MONTANARI, Thais Cristina. A Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista: um documento de arquitetura e arte. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 2019.

MONTANARI, Thais Cristina. Vermelhos, Celestes e Mestiços: A Capela de São Miguel Paulista e a difusão cultural entre São Paulo e América Hispânica. In: Martins, Renata Maria de Almeida; Migliaccio, Luciano (Org.). No Embalo da Rede. Trocas Culturais, História e Geografia Artística do Barroco na América Portuguesa. Sevilha / São Paulo: Universo do Barroco Ibero- americano / Universidad Pablo de Olavide / FAU-USP, no prelo.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1994.

RÚA, Carlos et al. “Raman Identification of Pigments in Wall Paintings of the Colonial Period from Bolivian Churches in the Ruta De La Plata”. Conservation Science in Cultural Heritage, [S.l.], v. 17, p. 117-137, mar. 2018. ISSN 1973-9494. Disponível em: <https://conservation-science.unibo.it/article/view/7945>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi:https://doi.org/10.6092/issn.1973-9494/7945.

SCHAEFER, Ana Lúcia Pecoraro. Estudos analíticos das técnicas e materiais históricos da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Embu - Por um plano de conservação. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2000.

SILVA, Rodrigo. Sobre Taipas e textos: um estudo sobre as narrativas a respeito da cidade de São Paulo. São Paulo: Alameda, 2013.

SIRACUSANO, Gabriela. El poder de los colores: de lo material a lo simbólico en las prácticas cuturales andinas : siglos XVI-XVIII. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Economica, 2005.

TOMASINI, Eugenia et al. Characterization of pigments and binders in a mural painting from the Andean church of San Andrés de Pachama (northernmost of Chile). Heritage Science (2018) 6:61. Disponível em: <https://heritagesciencejournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40494-018-0226-x>. Acesso em 25 jan. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.