Arquivo histórico e experimental para uma prática artístico-educativa
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Elvira Leite
Prática artística
Prática educativa
Educational turn
Arquivo

Como Citar

SUZUKI, Amanda Midori da Costa. Arquivo histórico e experimental para uma prática artístico-educativa. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1198–1205, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3438. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3438. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3438
PDF

Referências

BISHOP, C. The Social Turn: Collaboration and Its Discontents. Artforum, n. Fevereiro, p. 178-183, 2006.

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. Tradução: Cecília Beceyro e Sergio Delgado. 2a ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008.

CAMNTIZER, L.; HELGUERA, P.; MARÍN, B. Art and Education. Oregon: Publication Studio, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63a ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GONÇALVES, M. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro. 2014. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2014.

HELGUERA, P.; HOFF, M. (Org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.

LEITE, E.; MALPIQUE, M. Espaços de criatividade: a criança que fomos/a criança que somos... através da expressão plástica. Porto: Afrontamento, 1986.

LEITE, E.; MALPIQUE, M.; CARNEIRO, A. O espaço pedagógico: A casa, o caminho casa-escola, a escola. Porto: Afrontamento, 1983.

LEITE, E.; MALPIQUE, M.; SANTOS, M. Trabalho de Projecto. Porto: Afrontamento, 1989.

LEITE, E. Quem te ensinou? — ninguém. Porto: Pierrot le fout, 2016.

MARQUES, S. (Ed.). Pedagogy of the streets: Porto 1977. Porto: Pierrot le fout, 2019.

MARTINS, C. Elvira Leite em conversa com Ana Catarina Almeida, Joana Mendonça, Lígia Lima e Michelle Domingos. In: MARTINS, C.; TERRASÊCA, M.; MARTINS, V. (Org). À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística: Escritas posteriores ao Encontro Internacional de Cabo Verde. Porto: GESTO Cooperativa Cultural, CRL, 2012. p. 229-233.

MARTINS, J. Eurico Gonçalves e a expressão livre da criança. 2018. 188f. Dissertação (Mestrado em História da Arte Contemporânea) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

MARTINS, M. Currículo, subjetividade e trajetória profissional na educação das artes visuais: Intérpretes da educação artística em Portugal. 2014. 552 f. Tese (Doutoramento em Arte e Educação) – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona, Espanha.

OLIVEIRA, M. A educação nos discursos da arte contemporânea: participação, colaboração, confrontação e criação. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal.

O’NEIL, P.; WILSON, M. (Ed.). Curating and the educational turn. London: Open Editions, De Appel, 2010.

PODESVA, K. A Pedagogical Turn: brief notes on Education as Art. Fillip 6, summer, 2007. Disponível em: <http://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn>. Acesso em: 10 jan. 2019.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ROGOFF, I. Turning. e-flux Journal, n. 0, november, 2008. Disponível em: http://www.e-flux.com/journal/00/68470/turning/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.