Exposições de arte mediante a incorporação tecnológica
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Bienal de São Paulo
História das exposições
Poéticas tecnológicas

Como Citar

FILHO, Cláudio de Melo. Exposições de arte mediante a incorporação tecnológica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 841–848, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3436. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3436. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3436
PDF

Referências

AMARAL, Aracy. Bienais ou da impossibilidade de reter o tempo In: FARIAS, Agnaldo (org.) 50 anos de Bienal - São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.

AMARAL, Aracy. Arte e meio artístico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1981.

AMARAL, Aracy. Do MAM ao MAC: a história de uma coleção (1988) In: Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol 3: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil – São Paulo: Ed.34, 2006.

ARANTES, Priscila. Re/Escrituras da Arte Contemporanea: historia, arquivo e midia.Porto Alegre:Ed.Sulinas,2014.

BECKER, Howard Saul. Art Worlds. Londres, Inglaterra :University of California Press, Ltd., 1982.

BARDONNÉCHE, Dominique. Espécies de espaços. In: Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. DOMINGUES, Diana (org.). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997 p.200.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. As Primeiras Bienais de São Paulo e seu impacto na América Latina. 22 o ANPAP- Ecossistimas Estéticos, 2013. PEREIRA, Verena Carla. A Bienal de São Paulo e a Globalização da Arte Moderna. IX EHA- Encontro de História da Arte. Unicamp – 2013.

HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociol. Antropol. [online]. 2014, vol.4, n.2, pp.373-390. ISSN 2236-7527. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752014v424.

RESTANY, Pierre. Livre blanc – objet blanc, [Edition française et italienne. Réédition finlandaise Helsinki: Werner Söderström Osakeyhtiö, 1970, 99 p.]. Ed. Apollinaire – Milão, 1969.

SODRÉ, Muniz (2002). Corpo Bios Midiático, in: GASPARETTO, Debora. O curto-circuito da arte digital no Brasil 2014.

FRAGOSO, Maria (2003). In:GASPARETTO, “O curto circuito da arte digital no Brasil”, 2016. Idem, p.25.

REIS, Paulo R. “Exposições de Arte – Vanguarda e Política entre os anos 1965 e 1967” Tese de doutorado. p. 31. 2005.

SCHROEDER, Caroline Saut. Pierre Restany: A passagem para a “anticarreira”. VII- Encontro de Historia da Arte – UNICAMP, 2011

Shanken, Edward A.“The House That Jack Built: Jack Burnham’s Concept of Software as a Metaphor for Art.” Leonardo Electronic Almanac: 156–160, 1999.

Shanken, Edward A.“Art in the Information Age: Technology and Conceptual Art.” In SIGGRAPH 2001 Electronic Art and Animation. New York: ACM SIGGRAPH,2002.

Shanken, Edward A. “Historicizing Art and Technology: Forging a Method, Firing a Canon.” In Media Art Histories, edited by Oliver Grau, 43–70. Cambridge, MA: The MIT Press,2007.

Shanken, Edward A. “Reprogramming Systems Aesthetics: A Strategic Historiography.” In Proceedings of the Digital Arts and Culture Conference 2009, PENNY, Simon(org.). Berkeley: University of California Press, 2009.

ZAGO, Renata Cristina de Oliveira Maia. Sobre Bienais: A Bienal internacional de São Paulo de 1969 e a Bienal Nacional de São Paulo de 1970. Artigo publicado na ANPAP: 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.