O mito de Galateia
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Gravura
Renascimento
Autoria
Galateia

Como Citar

MARASSATO, Bruna Luana. O mito de Galateia: um estudo sobre autoria na gravura original e de reprodução no Renascimento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 778–787, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3425. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3425. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3425
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BARROS, Helena de; CAMPOS, Jorge Lucio de. Entre Aura e Simulacro: o original e sua reprodução impressa sob uma perspectiva benjaminiana. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v.9 n°3, p.71-85, 2016

BENJAMIN, Walter. A Obra na Época de sua Reprodutibilidade Técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2011.

BORGES, Cassio. O agudo lugar ameno: retorica e agudeza na composição do cenario bucolico da Fabula de Polifemo y Galatea de Gongora. 2002. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269892>. Acesso em: <02-06-2019>

BRENNER, Felix. A Handbook of Graphic Reproduction Precesses: Habdbuch der Druckgraphik. London: Alec Tiranti. 1962.

COSTELLA, Antonio F. Breve História Ilustrada da Xilogravura. Campos do Jordão: Ed. Mantiqueira, 2003.

DASILVA, Orlando. A Arte Maior da Gravura. USP. Edição Espade,1976.

FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

GASCOIGNE, Bamber. How to identify Prints. Spain: Artes Graficas Toledo S.A., 1988.

GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora gen LTC, 2013.

MARTINS FILHO, Carlos Botelho. Introdução ao Conhecimento da Gravura em Metal. Rio de Janeiro: PUC, 1981.

PERINI, Giovanna. Gli scritti dei Carracci. Bologna: Nuova Alfa Editoriale, 1990.

PON, Lisa. Raphael, Dürer, and Marcantonio Raimondi – Copying and Italian Renaissance Print. Yale University Press, 2004.

THOMPSON, Wendy. “Poets, Lovers, and Heroes in Italian Mythological Prints.” In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Disponível em: <http://www.metmuseum.org/toah/hd/mypr/hd_mypr.htm> Acesso em: <09-05-2019>

THOMPSON, Wendy. “The Printed Image in the West: History and Techniques. In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art. 2000. Disponível em:<http://www.metmuseum.org/toah/hd/prnt/hd_prnt.ht> Acesso em: <09-05-2019>

VASARI, Giorgio. Vida dos Artistas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.