Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ARTHUR, Ribeiro. Arte e Artistas Contemporâneos. Vol. III, Lisboa : Livraria Moderna, 3a Série, 1903.
BERRIEL, Carlos E. O. Tietê, Tejo, Sena. A obra de Paulo Prado. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Campinas, SP, 1994.
BRAGA, P. B. Leandro Braga e as artes decorativas 1839-1897. Catálogo, Lisboa: Instituto de Comunicação Social, 1997.
DAZZI, Camila. “O moderno no Brasil ao final do século 19”. in: Revista de História da Arte e Arqueologia. No.17, Jan/Jun 2012, Campinas, SP, pp. 87-124.
FERREIRA, Antonio C. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica (1870-1940). São Paulo: Editora UNESP, 2002.
FERREIRA, Marie-Jo. Os portugueses do Brasil, atores das relações luso-brasileiras, fim do século XIX - início do século XX. Rio de Janeiro: Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, 2007.
FRANÇA, José Augusto. Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966 vol.2.
FRANÇA, José Augusto. “A figura do camponês em artes e letras do oitocentos”. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, No. 7/8, Dez. 1981, pp. 101-109.
LOURENÇO, Maria Cecilia França. Revendo Almeida Júnior. 2 vols. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, USP, 1980.
MIGLIACCIO, L. “Entre Lisboa, Paris e Rio de Janeiro. Para o estudo das relações artísticas entre Portugal e o Brasil na segunda metade do século XIX”, in: Oitocentos – Tomo III : Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. 2a. Edição / Valle,
A; Dazzi, C. e Portella, I. (Orgs.). Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2014, pp. 265-279.
MIGLIACCIO, L. “Notas para um inventário de obras de arte portuguesas em coleções brasileiras”, in: II Congresso Internacional de História da Arte. Portugal: encruzilhada de culturas, das artes e das sensibilidades. Lisboa: Almedina, 2001.
MONTÊS, António. Malhôa. Caldas da Rainha : Museu José Malhoa, 1959.
PINTO, Manuel de Sousa (1934), Últimos Anos de Malhoa, Caldas da Rainha: Tip. Caldense.
PITTA, Fernanda M. “Um povo pacato e bucólico”: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Junior. Tese de Doutorado, São Paulo, ECA-USP, 2013.
SALDANHA, Nuno. José Vital Branco Malhoa - O pintor, o mestre e a obra. Tese de Doutoramento em História da Arte, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa: FCH/UCP, 2007.
SILVA, Maria do C. C. “A arte francesa na crítica de José Duarte Ramalho Ortigão e de Mariano Pina”. In: Anais do III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2019, pp. 19-27.
VALLE, Arthur. “Considerações sobre o Acervo de Pintura Portuguesa da Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes”.
&20, Rio de Janeiro, v. VII, 2012.
VALLE, Arthur. “A ‘Exposição de Arte Portuguesa” no Rio de Janeiro em 1902 e sua recepção”. In: Revista de História e Estudos Culturais, Vol. 12, Ano XII, no.1, 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte