A expressão da “feminilidade” na obra “Guitarrista e duas figuras femininas” de Marie Laurencin
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Marie Laurencin
Feminilidade
Masp

Como Citar

LEME, Letícia Asfora Falabella. A expressão da “feminilidade” na obra “Guitarrista e duas figuras femininas” de Marie Laurencin. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 714–722, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3405. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3405. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3405
PDF

Referências

APOLLINAIRE, G. Chroniques d'art: 1902-1918. Coautoria de L. C Breunig. Paris: Gallimard, 1996. 623p.

APOLLINAIRE, G. “Les Peintres cubistes: Méditations esthétiques.” Collection Savoir, 1980(1965), Hermann, 293 rue Lecourbe, 75015 Paris.

BARDI, P. M. Historia do MASP. São Paulo, SP: Quadrante, 1992. 175p. p. 23

BONNET, M. “Les Femmes artistes dans les avant-gardes”, Odile Jacob, 2006.

BUFFET-PICABIA, G. Aires abstraites. Geneve, Suiça: Pierre Cailler, 1957. 183 p.

BUFFET-PICABIA, G. Marie Laurencin. The Blind Man, maio de 1917 ed. no 2, New York.

CATÁLOGO do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Coautoria de Antonio, Jr Brancaglion, Luiz Hassaka, Roberto Neves. São Paulo, SP: MASP, c1998.

CHEZ Beatrix Reynal. O Cruzeiro : Revista (RJ) - 1928 a 1985, Edição 42. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/003581/17771 Acesso em: 09 ago. 2019.

COTTINGTON, D.. “Cubism in the shadow of war: the avant-garde and politics in Paris 1905-1914.” New Haven; London: Yale University Press, c1998. 258 p., il. Includes bibliographical references and index.

DANTAS, A. Dona Olívia, Olívia Guedes Penteado, São Paulo: Editora Sociedade Impressora Pannartz, 1975.

DE Monet a Chagal. O Cruzeiro: Revista (RJ) - 1928 a 1985, 1936, Edição 0045, p.29. Disponível: http://memoria.bn.br/hdb/periodo.aspx Acesso em: 18 set. 2018.

GOLDING, J. “Cubism: a history and an analysis, 1907-1914.” 3rd. ed. Cambridge: Belknap, c1988. 237p.

GROULT, F. Marie Laurencin. Mercure de France, 1987, Paris.

HISTÓRIA de uma grande pintora Marie Laurencin. Carioca (RJ) - 1935 a 1954 Ano 1942Edição 00376 Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ Acesso em: 09 ago 2019.

LAMARRE, A. (colab.). Eugène Carrière, 1849-1906: catalogue raisonné de l'oeuvre peint. Direção de Rodolphe Rapetti. Paris: Gallimard, c2008. 415 p.

LAURENCIN, M. Le carnet des nuits. Genève: P. Cailler, 1956. 98p., il. (Collection ecrits et documents de peintres, 1).

MICELI, S. Mercado de Arte. In; VALORES: arte, mercado, política. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2002. 194 p. (Humanitas). ISBN 8570413203 (broch.).

MUSEU Moderno para o Brasil. O Jornal (RJ) - 1940 a 1949, Edição 8003. Rio de Janeiro 2 de junho de 1946 Disponível: http://memoria.bn.br/hdb/periodo.aspx Acesso em: 05 ago 2019.

NOCHLIN, L. Women, art, and power: and other essays, New York : Harper & Row, c1988.

NOCHLIN, L. Porque não houve grandes mulheres artistas? (1971), trad. Juliana Vacaro, São Paulo: Ed. Aurora, 2016.

PERRY, G. “Women Artists and the Parisian Avant-Garde: Modernism and Feminine Art, 1900 to the late 1920's.” Manchester: Manchester University Press, 1995.

POLLOCK, G. Vision and Difference: Femininity, Feminism and the Histories of Art, by Griselda Pollock. London: Rutledge, 1900.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.