Paraler
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Regina Silveira
Fenomenologia
Mosaico
Arte urbana

Como Citar

PEDROSA, Patrícia Figueiredo. Paraler: palavras de Regina Silveira. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 993–1004, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3402. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3402. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3402
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Retórica e Arquitetura. In: Imagem e persuasão: Ensaios sobre o barroco. Bruno Contardi (org.). Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2004.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty: o que as artes ensinam à filosofia. In: Os filósofos e a arte. HADDOCK-LOBO, Rafael (org.). Editora Rocco, RJ: 2010.

CHRISTIN, Anne-Marie. Da imagem à escrita. In: SÜSSEKIND, Flora; DIAS, Tânia. A historiografia literária e as técnicas da escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa e Vieira e Lent, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L'empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.

DUFRENNE, Mikel. Da expressividade do abstrato. In: Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1998, p. 265.

HAAR, Michel. Conclusão: Por uma fenomenologia da arte. In: A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Rio de Janeiro: Difel, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: Textos Clássicos de Estética . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

MORAES, Angélica de (org.). Regina Silveira: Cartografias da Sombra. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

PEDROSA, Patrícia Figueiredo. Maria Bonomi com a gravura: do meio como fim ao meio como princípio. Dissertação de mestrado em História da Arte.

REGINA Silveira. Site oficial. Disponível em:< https://reginasilveira.com/>.

SILVEIRA, Regina. Regina Silveira: A mágica das sombras. Entrevista concedida a Carlos Haag. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, dezembro 2010, ed. 178. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2010/12/01/regina-silveira-a-m%C3%A1gica-das-sombras/. Acesso: em 15 jul. 2016.

SILVEIRA, Regina. Paraler. Projeto para instalação permanente . Disponível em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.177/5692>. Acesso em: 05 ago. 2019.

SAAD, Jullia. Sobre as classificações tipográficas. Disponível em: <https://medium.com/@julliasaad/tipografia-91f5957b50f7> Acesso em 05 ago 2019.

ZANINI, Walter. A aliança da ordem com a magia. In: MORAES, Angélica de (org.). Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995, pp. 126-176.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.