Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ANJOS, Moacir dos. Local/Global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. 78p.
CLARK, John. The Worlding of the Asian Modern. In: Contemporary Asian Art and Exhibitions: Connectivities and World-making. ANU Press, 2014, p.67-88.
GREENBERG, Clement. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Organização, apresentação e notas Glória Ferreira e Cecília Cotrim de Mello. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro – RJ: Editora Zahar, 1997. 280p.
KEE, Joan. Contemporary Korean Art: Tansaekhwa and the Urgency of Method. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. 347p.
KEE, Joan. Situating a Singular Kind of ‘Action’: Early Gutai Painting, 1954-1957. Oxford Art Journal, Vol.26, No.2, 2003, p.121-140.
KIM, Youngna. Modern and Contemporary Art in Korea – Tradition, Modernity, and Identity. Tradução Diana Hinds Evans. Seoul: Hollym Corp., 2005. 110p.
MUNROE, Alexandra. All the Landscapes: Gutai’s World. In: Gutai: Splendid Playground. Nova Iorque: Museu Guggenheim, 2013, p.21-43.
ROSE, Barbara. American Painting: The Twentieth Century. Nova Iorque, Estados Unidos: Rizzoli International Publications, INC., 1980. 145p.
TIAMPO, Ming. Gutai: Decentering Modernism. Chicago, Estados Unidos: The University of Chicago Press, 2011. 231p.
VALLIER, Dora. A Arte Abstracta. Tradução João Marcos Lima. Lisboa – Portugal: Edições 70, 1986. 295p.
YOSHIHARA, Jirō. Gutai Art Manifesto. In: From Postwar to Postmodern: Art in Japan 1945-1988 Primary Documents. Tradução Reiko Tomii. Nova Iorque – Estados Unidos: The Museum of Modern Art, 2012, p.89-91.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte