Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
CARDOSO, Rafael. Ressuscitando um Velho Cavalo de Batalha: Novas Dimensões da Pintura Histórica do Segundo Reinado. 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, jul. 2007.
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. “A Noite” de Pedro Américo e “O descanso do modelo” de Almeia Júnior no Salão de 1884. In: Anais do 23° Encontro Nacional da ANPAP. Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014. v. 1. p. 1605-1618. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2014/simposios/simp%C3%B3sio01/Ana%20Maria%20Tavares%20Cavalcanti.pdf
CHRISTO, Maraliz Castro Vieira. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e “Tiradentes Esquartejado”. Tese (Doutorado em História). IFCH, UNICAMP, Campinas, 2005.
COLI, Jorge. Como Estudar a Arte Brasileira do Século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
GUARILHA, Hugo Xavier. A Questão Artística de 1879: um episódio da crítica de arte no Segundo Reinado. Dissertação (Mestrado em História da Arte). IFCH, UNICAMP, Campinas, 2005.
MELLO JÚNIOR, Donato. Pedro Américo de Figueiredo e Melo, 1843-1905: algumas singularidades de sua vida e sua obra. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1983.
NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: pintura histórica religiosa e orientalismo. Dissertação (Mestrado em História da Arte). EFLCH, UNIFESP, Guarulhos, 2018.
NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Ateliês, exposições, aquisições: lugares e estratégias de atuação de Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo na década de 1880. Pitta, Fernanda (org.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 201-218.
PITTA, Fernanda Mendonça. Modernos antes do modernismo: constituição do meio artístico e formação transnacional como estratégias para uma construção nacional e moderna da arte no Brasil (no prelo).
PITTA, Fernanda Mendonça. "Um povo pacato e bucólico": costume e história da pintura de Almeida Júnior. Tese (Doutorado em Artes). ECA-USP, São Paulo, 2013.
SQUEFF, Leticia. Uma Galeria para o Império: a Coleção Escola Brasileira e as Origens do Museu Nacional de Belas Artes. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2012.
OTTO, Ulf. Enter Electricity: An Allegory’s Stage Appearance between Verité and Varieté. Centaurus. Aug. 2015, vol. 57, issue 3, p. 192-211.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte