Resumo
Pôster apresentado no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. São Paulo: Perspectiva : Diâmetros Empreendimentos, 1976. (Debates, 133).
BARROS, Regina Teixeira de. Arte no Brasil uma História do Modernismo na Pinacoteca. Guia de visitação. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. São Paulo : Global, 2006.
FORTE, Graziela Naclério. Carlos Prado: Trajetória de um Modernista Aristocrata, tese de doutorado, Campinas, Unicamp, 2014.
GUERRILLA GIRLS: GRÁFICA, 1985-2017. Disponível em <https://masp.org.br/exposicoes/guerrilla-girls-grafica-1985-2017>. Acesso em: 25 Jun. 2019.
MASP TERMINA SEU ANO AFRO COM EXPOSIÇÃO DO URUGUAIO PEDRO FIGARI. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/12/masp-termina-seu-ano-afro-com-exposicao-do-uruguaio-pedro-figari.shtml. Acesso em 24 Jun. 2019.
METRÓPOLIS: YOLANDA PENTEADO. Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/53059_metropolis-yolanda-penteado.html. Acesso em 24 Jun. 2019.
MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In XAVIER, Ismail. (org.) A Experiência do cinema. Col. Arte e Cultura, no 5. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
O CORPO DA MULHER NEGRA É HIPER SEXUALIZADO - NÚBIA MOREIRA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=pfxU5LszJNo. Acesso em 6 Jun. 2019.
PACHECO, Ana Cláudia Lemos. Mulher negra: Afetividade e solidão. Col. Temas Afro. Salvador: EDUFBA, 2013.
PARKINSON, Justin. Sarah Baartman: a chocante história da africana que virou atração de circo. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160110_mulher_circo_africa_lab. Acesso em 25 de Jun. de 2019.
RINALDI, Eliza. O QUE É O MALE GAZE... E COMO CONSEGUIRMOS OUTRO OLHAR? 2017. Disponível em http://estiloaomeuredor.com/o-que-e-o-male-gaze/. Acesso em 25 de Jun. de 2019.
STROMQUIST, Liv. A Origem do Mundo. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte