Potências da memória
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Memória
Arquivo
Testemunho
Arte contemporânea

Como Citar

FERNANDES, Rafaela Alves. Potências da memória: arquivo e testemunho na arte contemporânea. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1316–1325, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3376. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3376. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Pôster apresentado no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3376
PDF

Referências

ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

, pp. 119-138.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. São Paulo: Boitempo, 2008.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política, ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v. 1, 7a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

FOSTER, Hal. An archival impulse. October, Cambridge, n. 110, outono, 2004.

FABBRINI, Ricardo N. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N -1 Edições, 2013.

HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HUYSSEN, Andreas. Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

ROSSI, Paolo. O passado, a memória e o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo, Editora da UNESP, 2010.

SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

SELIGMANN-SILVA, M. Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência. Psicologia USP, vol. 27, número 1, p. 49-60, 2016.

VALÉRY, Paul. O problema dos museus. In: MAC Revista, N. 2. Dezembro/ 1993.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.