Iconografia em suspeição
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Iconografia
São Gregório Magno
Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz

Como Citar

TRINDADE, Jaelson Bitran. Iconografia em suspeição: a destituição de S. Gregório Magno na decoração da Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz, em Ouro Preto. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 56–80, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3312. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3312. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Conferência apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3312
PDF

Referências

BARKER,Elizabeth E. The Printed Image in theWest: Mezzotint. In Heilbrunn Timeline of Art History. New York : The Metropolitan Museumof Art, 2000.Disponível em: https://www.metmuseum.org/toah/hd/mztn/hd_mztn.htm.

CARETA Marco Aurélio Figueirôa. Ensaio Sobre A Genealogia da Pintura Mineira em Perspectiva e sobre alguns dos tipos espaciais mais disseminados durante o período do Rococó Religioso. Monografia - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Unicamp, 2010 . Disponível em: https://arditocareta.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Marco-Aur%C3%A9lio-Careta-Genealogia-da-Pintura-Mineira-em-Perspectiva.pdf

COELHO, Beatriz. Entre arbaletas, corações flamejantes e símbolos eucarísticos: Francisco Vieira Servas, in GLÓRIA, Ana Celeste( Coord.).O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: Forma, função e iconografia, Volume 1, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / NOVA, Lisboa, 2016. Disponível em: https://br.123dok.com/document/zpn3x1vy-o-retabulo-no-espaco-ibero-americano-1.html.

CONCEIÇÃO, Nancy Nery da. Religiosidade em Ouro Preto no século XVIII: os signos africanos na igreja de Santa Ifigênia: entre a norma e o conflito: espaços de negociação. (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte,Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-14102016-135512/es.php.

DELFINO, Leonara Lacerda. O Rosário dos Irmãos Escravos e Libertos : Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica. Freguesia do Pilar de São João del-Rei (1782-1850). Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas, Juiz de Fora 2015. Disponível em: http://www.ufjf.br/ppghistoria/files/2015/08/Tese-Leonara.pdf.

Dizionario di erudizione storico-ecclesiastica da san Pietro sino ai nostri giorni specialmente intorno ai princi-

pali santi, p. 308,. Venezia: 1840 Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=J-vY5qMv5u8C&hl=p-t-BR&source=gbs_navlinks_s.

FRANCO, João (O.P.). Mestre da vida, que ensina a viver, e morrer santamente: Ia Parte, Lisboa,1750.Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=JlsKtUkBOYwC&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s.

NATAL, C.M.(2013).Ouro Preto e as primeirasrepresentações da cidade histórica. URBANA: Revista Eletrônica do Centro

Interdisciplinar de Estudos Sobre a Cidade, 1 (1),1-20, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/urbana.v1i1.8635117.

NÓBREGA, Isabel Cristina. Jair Afonso Inácio, um pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiro. São Pau-

lo:Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes,Dissertação (Mestrado),1997.Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/dissertacoes-teses/82817/jair-afonso-inacio-um-pioneiro-na-preservacao-do-patrimonio.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana. Brasília:Monumenta / IPHAN, vol. 2, p. 25, 2011.Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/colro-tpat8_barrocorococoigrejasouropretomariana_vol2.pdf.

RODRIGUES, Cláudia,Os africanos e as apropriações dasrepresentaçõescatólicassobre a morte no Rio de Janeiro colonial. In Anais, IX Congresso da BRASA - Brazilian Studies Assocation, New Orleans, Louisiana, 2008. Disponível em: http://www.brasa.org/wordpress/Documents/BRASA_IX/Claudia-Rodrigues.pdf.

RODRIGUES,Cláudia, Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 24, no 39: p.269, jan/jun 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/vh/v24n39/a12v24n39.pdf.

SANTOS, Paulo Roberto Silva. Igreja, Arte e Representação em Salvador no século XVIII Dissertação De Mestrado, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2001. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/27109/D%20-%20SANTOS,%20PAULO%20ROBERTO%20SILVA.pdf sequence=1&isAllowed=y.

SERNA, Frei Benito de. Triumpho de Maria Santissima. Declarase el modo de su preservacion de la culpa original...,1655. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kCF7SfFZUgAC&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s.

SIGÜENZA MARTÍN, Raquel. San Gregorio y el sacrificio eucarístico como forma de redención para las Ánimas del Purgatorio, in El mundo de los difuntos: culto, cofradías y tradiciones,coord. Francisco Javier Campos y Fernández de Sevilla Ediciones Escurialenses, pp. 73 e 81, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=568736.

SILVA, Lázaro Francisco da.OPapa negro e os homens pretos,Revista de História, 7 (1).Departamento deHistória, UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, 1997, pp. 119-138. . Disponível em https://lph.ichs.ufop.br/sites/default/files/lph/files/lph_revista_7.pdf?m=1525724445

SILVA, Mateus Alves da. O Tratado de Andrea Pozzo e a Pintura de Perspectiva em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte: UFMG, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO2MGNV/1/silva__mateus___o_tratado_de_andrea_pozzo_e_a_pintura_de_perspec-tiva_em__minas_gerais__texto_completo_.pdf.

SOUSA, Ana Cristina A presença dos metais nos altares dos séculos XV e XVI: uma leitura a partir da iconografia da “Missa de São Gregório”, in O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: forma, função e iconografia. Coordenação Ana Celeste Glória Volume 1, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ NOVA, Lisboa, 2016. Disponível em: https://br.123dok.com/document/zpn3x1vy-o-retabulo-no-espaco-ibero-americano-1.html.

SOUZA, Marina de Mello. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de rei congo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 20002.

STOLL, Peter. Empire of Prints The Imperial City of Augsburg and the Printed Image in the 17th and 18th Centuries. OPUS, Augsburg 2016 Stoll, Empire of Prints. Disponível em: https://opus.bibliothek.uni-augsburg.de/opus4/frontdoor/deliver/index/docId/3705/file/Stoll_empire_of_prints.pdf

TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.

TRINDADE, Jaelson Bitran. A Corporação e as Artes Plásticas, in Um olha crítico sobre o acervo do século XIX: reflexões iconográficas. São Paulo: Pinacoteca do Estado,1994.

TRINDADE, Jaelson Bitran. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade. Anais do Museu Paulista, São Paulo , v.18, n. 2, p.11-91, jul.-dez., 2010.

VÉLEZ CHAURRI, Jóse Javier e ECHEVERRÍA GOÑI, Pedro Luis, Las fuentes gráficas de las pinturas barrocas de los Padres de la Iglesia de Mendiguren (Álava) y La Cerca (Burgos). Fortuna de una invención de Pieter de Witte. Brocar, Núm. 38 (2014). Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es› brocar › article › view.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.