Resumo
Articulado em 51 seções, o painel F-111 (1964-1965) representa a súmula das questões plásticas e políticas enfrentadas por James Rosenquist na década de 1960. Caracterizado pela justaposição de imagens de diferentes proveniências – fotografias e anúncios publicitários divulgados pela revista Life entre 1950 e 1965 –, o gigantesco painel lida com dois momentos temporais, apontando para uma ideia complexa de historicidade, na qual o presente dialoga com um passado recente para iluminá-lo e adquirir outras dimensões críticas. Seus temas centrais – violência militar e prosperidade da classe média – remetem, de maneira crítica, à visão conservadora da Life, fonte de muitas das imagens apropriadas pelo artista no começo dos anos 1960. A relação entre política e cultura de consumo já havia estado na base de Presidente eleito (1960-1961/1964), regido pelo mesmo jogo temporal de F-111, numa demonstração de que a memória é vista por ele como um conjunto de imagens fragmentárias, capazes de representar o presente, o passado e a história como construções ideológicas.
Referências
BANDINI, Mirella. “Allan Kaprow”. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.
BARTHES, Roland. Mitologias; trad. Rita Buongermino et al. Rio de Janeiro: Difel, 2007, pp. 95-97.
BLAUT, Julia. “James Rosenquist: collage and the painting of modern life”. In: HOPPS, Walter & BANCROFT, Sarah (org.). James Rosenquist: a retrospective. New York: Guggenheim Museum, 2003, pp. 16-45.
COLLINS, Bradford R. Pop art. London: Phaidon Press, 2012.
DEBORD, Guy. La sociedad del espectáculo. Buenos Aires: La Marca, 1995.
DENGEL, Veronica. Agarre “seu” homem!; trad. Susana Flag. Rio de Janeiro: Edições Cruzeiro, 1945.
DENGEL, Veronica. Beleza e personalidade: o livro azul da mulher; trad. Elza Marzullo. Rio de Janeiro: Empresa Gráfica “O Cruzeiro”, 1944.
FEDDERS, Kristin U. “Jet-man meets cover girl at the F-111: gender and technology in James Rosenquist’s F-111” (out. 2006). Disponível em: <https://www.colorado.edu/gendersarchive1998-2013/2006/10/01/jet-man-mets-cover-girl-at-the-f-111-gender-and-techonology-in-james-rosenquists-f-111>. Acesso em: 15 out. 2019.
FERRIER, Jean-Louis. Picasso Guernica: anatomie d’un chef-d’oeuvre. Paris: Denöel/Gonthier, 1977.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina; trad. Áurea B. Weissenberg. Petrópolis: Vozes, 1971.
GELDZAHLER, Henry. “James Rosenquist’s F-111”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 277-281.
“General Dynamics F-111 Aardvark". Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2019.
HANDLER, Beth. “Rosenquist. F-111. 1964-65”. In: UMLAND, Ann (org.). Pop art: selections from the Museum of Modern Art. New York: Museum of Modern Art, 1998, pp. 90-91.
HARAWAY, Donna J. “Manifesto ciborgue. Ciência, tecnologia, feminismo-socialista no final do século XX”. In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano; trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp. 33-118.
HOWAT, John K. “Washington crossing the Delaware”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 289-299.
KRAMER, Hilton. “Art: A new hangar for Rosenquist’s jet-pop ‘F-111’”. In: MADOFF, Steven Henry (org.). Pop art: a critical history. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1997, pp. 253-254.
LOBEL, Michael. James Rosenquist: pop art, politics and history in the 1960s. Berkeley/Los Angeles /London: University of California Press, 2009.
“Operation Crossroads”. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Crossroads>. Acesso em: 25 jan. 2019.
PERIL, Lynn. Pink think: becoming a woman in many uneasy lessons. New York: W. W. Norton and Company, 2002.
ROSENQUIST, James. Painting below zero: notes on a life in art. New York: Albert A. Knopf, 2009.
S. A. “Duck and cover. – The infamous Cold War civil defense film”. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2019.
SCHIMMEL, Paul. “‘Only memory can carry it into the future’: Kaprow’s development from the action-collages to the happenings”. In: MEYER-HERMANN, Eva; PERCHUK, Andrew; ROSENTHAL, Stephanie (org.). Allan Kaprow: art as life. Los Angeles: Getty Research Institute, 2008, pp. 8-18.
SCULL, Robert C. “Re the F-111: a collector’s note”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 282-283.
SOOKE, Alastair. Pop art: a colorful history. New York: Viking Press, 2015.
SWENSON, G. R. “The F-111. An interview with James Rosenquist”. Partisan Review, New York, v. 32, n. 4, outono 1965, pp. 589-601.
SWENSON, G. R. The other tradition. Philadelphia: The Institute of Contemporary Art/University of Pennsylvania, 1966.
TILLIM, Sidney. “Rosenquist at the Met: avant-garde or red guard?” In: MADOFF, Steven Henry (org.). Pop art: a critical history. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1997, pp. 258-262.
TUCKER, Marcia. James Rosenquist. New York: Whitney Museum of American Art, 1972.
“USS Intrepid (V-11)”. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Intrepid_(V-11)>. Acesso em: 31 jan. 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte