Tempo e história em James Rosenquist
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

James Rosenquist
Tempo
História

Como Citar

FABRIS, Annateresa. Tempo e história em James Rosenquist. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 16–37, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3169. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3169. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Articulado em 51 seções, o painel F-111 (1964-1965) representa a súmula das questões plásticas e políticas enfrentadas por James Rosenquist na década de 1960. Caracterizado pela justaposição de imagens de diferentes proveniências – fotografias e anúncios publicitários divulgados pela revista Life entre 1950 e 1965 –, o gigantesco painel lida com dois momentos temporais, apontando para uma ideia complexa de historicidade, na qual o presente dialoga com um passado recente para iluminá-lo e adquirir outras dimensões críticas. Seus temas centrais – violência militar e prosperidade da classe média – remetem, de maneira crítica, à visão conservadora da Life, fonte de muitas das imagens apropriadas pelo artista no começo dos anos 1960. A relação entre política e cultura de consumo já havia estado na base de Presidente eleito (1960-1961/1964), regido pelo mesmo jogo temporal de F-111, numa demonstração de que a memória é vista por ele como um conjunto de imagens fragmentárias, capazes de representar o presente, o passado e a história como construções ideológicas.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3169
PDF

Referências

BANDINI, Mirella. “Allan Kaprow”. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.

BARTHES, Roland. Mitologias; trad. Rita Buongermino et al. Rio de Janeiro: Difel, 2007, pp. 95-97.

BLAUT, Julia. “James Rosenquist: collage and the painting of modern life”. In: HOPPS, Walter & BANCROFT, Sarah (org.). James Rosenquist: a retrospective. New York: Guggenheim Museum, 2003, pp. 16-45.

COLLINS, Bradford R. Pop art. London: Phaidon Press, 2012.

DEBORD, Guy. La sociedad del espectáculo. Buenos Aires: La Marca, 1995.

DENGEL, Veronica. Agarre “seu” homem!; trad. Susana Flag. Rio de Janeiro: Edições Cruzeiro, 1945.

DENGEL, Veronica. Beleza e personalidade: o livro azul da mulher; trad. Elza Marzullo. Rio de Janeiro: Empresa Gráfica “O Cruzeiro”, 1944.

FEDDERS, Kristin U. “Jet-man meets cover girl at the F-111: gender and technology in James Rosenquist’s F-111” (out. 2006). Disponível em: <https://www.colorado.edu/gendersarchive1998-2013/2006/10/01/jet-man-mets-cover-girl-at-the-f-111-gender-and-techonology-in-james-rosenquists-f-111>. Acesso em: 15 out. 2019.

FERRIER, Jean-Louis. Picasso Guernica: anatomie d’un chef-d’oeuvre. Paris: Denöel/Gonthier, 1977.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina; trad. Áurea B. Weissenberg. Petrópolis: Vozes, 1971.

GELDZAHLER, Henry. “James Rosenquist’s F-111”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 277-281.

“General Dynamics F-111 Aardvark". Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2019.

HANDLER, Beth. “Rosenquist. F-111. 1964-65”. In: UMLAND, Ann (org.). Pop art: selections from the Museum of Modern Art. New York: Museum of Modern Art, 1998, pp. 90-91.

HARAWAY, Donna J. “Manifesto ciborgue. Ciência, tecnologia, feminismo-socialista no final do século XX”. In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano; trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp. 33-118.

HOWAT, John K. “Washington crossing the Delaware”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 289-299.

KRAMER, Hilton. “Art: A new hangar for Rosenquist’s jet-pop ‘F-111’”. In: MADOFF, Steven Henry (org.). Pop art: a critical history. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1997, pp. 253-254.

LOBEL, Michael. James Rosenquist: pop art, politics and history in the 1960s. Berkeley/Los Angeles /London: University of California Press, 2009.

“Operation Crossroads”. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Crossroads>. Acesso em: 25 jan. 2019.

PERIL, Lynn. Pink think: becoming a woman in many uneasy lessons. New York: W. W. Norton and Company, 2002.

ROSENQUIST, James. Painting below zero: notes on a life in art. New York: Albert A. Knopf, 2009.

S. A. “Duck and cover. – The infamous Cold War civil defense film”. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2019.

SCHIMMEL, Paul. “‘Only memory can carry it into the future’: Kaprow’s development from the action-collages to the happenings”. In: MEYER-HERMANN, Eva; PERCHUK, Andrew; ROSENTHAL, Stephanie (org.). Allan Kaprow: art as life. Los Angeles: Getty Research Institute, 2008, pp. 8-18.

SCULL, Robert C. “Re the F-111: a collector’s note”. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 7, mar. 1968, pp. 282-283.

SOOKE, Alastair. Pop art: a colorful history. New York: Viking Press, 2015.

SWENSON, G. R. “The F-111. An interview with James Rosenquist”. Partisan Review, New York, v. 32, n. 4, outono 1965, pp. 589-601.

SWENSON, G. R. The other tradition. Philadelphia: The Institute of Contemporary Art/University of Pennsylvania, 1966.

TILLIM, Sidney. “Rosenquist at the Met: avant-garde or red guard?” In: MADOFF, Steven Henry (org.). Pop art: a critical history. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1997, pp. 258-262.

TUCKER, Marcia. James Rosenquist. New York: Whitney Museum of American Art, 1972.

“USS Intrepid (V-11)”. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Intrepid_(V-11)>. Acesso em: 31 jan. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.