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Entre a veneração e a iconoclastia de imagens
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Palavras-chave

Surrealismo
Teoria da imagem
Max Ernst

Como Citar

STEINMETZ, Cristiano J. Entre a veneração e a iconoclastia de imagens: sobre o poder alquímico da imagem surrealista em Max Ernst. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 428–439, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11727. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11727. Acesso em: 13 jul. 2025.

Resumo

Este estudo foi elaborado como uma proposta de comunicação para o XVII Encontro de História da Arte proposto pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP no segundo semestre de 2023 e busca realizar um breve exame da imagem surrealista tanto no modo como ela foi inicialmente caracterizada por André Breton em 1924, líder e fundador do movimento surrealista, bem como na forma como ela se manifestou nos primeiros anos do movimento a partir de algumas produções pictóricas de Max Ernst. Com base nisso, propôs-se estabelecer uma relação de contraste entre a imagem surrealista e algumas formulações teóricas e historiográficas elaboradas por um conjunto de autores sobre o estudo das imagens e das relações que estas mobilizam na cultura para, por fim, apresentá-la como modelo de crítica.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11727
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Referências

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