Banner Portal
As paisagens gráficas de Guignard na obra O Homem e a Montanha
PDF

Palavras-chave

Alberto da Veiga Guignard
Paisagens gráficas
Arte brasileira

Como Citar

SPINHARDI, Giovana Benedita Cardoso. As paisagens gráficas de Guignard na obra O Homem e a Montanha: o diálogo entre literatura e artes visuais. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 414–427, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11726. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11726. Acesso em: 11 jul. 2025.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa desenvolvida no meu mestrado, cujo objeto de estudo é o artista Alberto da Veiga Guignard. Em 1944, contratado pela Livraria Cultura Brasileira, de Belo Horizonte, Guignard elaborou um pequeno número de paisagens gráficas para a obra O Homem e a Montanha, de João Camillo de Oliveira Torres. Através da análise da linguagem gráfica de tais paisagens, buscamos compreender como os desenhos de Guignard concorreram, no âmago do livro e no contexto cultural à época, para a atribuição de um caráter de modernidade ao livro, para a valorização do patrimônio histórico e natural de Minas Gerais, bem como para a inauguração de uma nova visualidade ao país.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11726
PDF

Referências

ANDRADE, Mariza Guerra de. Estudo crítico. In: TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 17-44.

CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

FROTA, Lélia Coelho. Guignard: arte e vida. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1997.

GOMES, Angela C. História e historiadores. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. [trad. Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza] - 3. ed., I. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

MARTINEZ, V. A Modernidade do Livro de Arte Brasileiro: A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil na coleção de obras raras da UnB. In: XVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP: Florianópolis, Santa Catarina, 2008, p. 786-795.

MICELI, S. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.

RAMIRO, Luiz. O mestre da montanha, João Camillo de Oliveira Torres. Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 10/08/2020 [online]. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/intelectuais-brasileiros-o-mestre-da-montanha-joao-camilo-de-oliveira-torres/. Acesso em 11 de agosto de 2022.

TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Livraria Cultura Brasileira Ltda., 1944.

TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Giovanna Benedita Cardoso Spinhardi

Downloads

Não há dados estatísticos.