Resumo
Tetsuo, obra cinematográfica de 1989 foi uma das primeiras do Japão a encaixar-se no gênero cyberpunk, contemplando relações entre carne e metal, humano e máquina. O presente trabalho busca, a partir do evento de Encontro de História da Arte XVII da UNICAMP cujo tema este ano é “Sob Ataque: preservação e destruição de imagens na história da arte” estabelecer com este um paralelo ao abordar a destruição do corpo na história da arte, e o lugar do corpo como objeto da arte em si. Alguns dos principais artistas do período que busco tratar a respeito seriam Stelarc, Nam June Paik, Sun Yuan e Peng Yu. No teatro houve o Théâtre du Grand Guignol. Tal temática é ainda extensamente explorada no gênero de “cinema industrial”, trabalhado mais a fundo ao longo da iniciação científica.
Referências
CRAWFORD, Ashley. Stelarc. Art Monthly Australia, n. 248, p. 10-11, 2012.
FRANCO, Edgar. Stelarc: arte, tecnologia, estética e ética. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 22, p. 98-115, 2010.
VILODRE GOELLNER, Silvana; SOUZA COUTO, Edvaldo. La estética de los cuerpos mutantes en las obras de Sterlac, Orlan y Gunter von Hagens. Opción, v. 23, n. 54, p. 114-131, 2007.
HOLZMANN, Mariliis Elizabeth. An Alien Phenomenology of Object Oriented Aesthetics and Genderqueer Representations in Julia Ducournau’s Titane (2021). European Society for Aesthetics, vol. 14, 2022.
KOVEN, Mikel. Voices from the Periphery: Videodrome and the (pre) Postmodern Vision of Marshall McLuhan. Postscript: A Journal of Graduate School Criticism and
Theory, v. 4, n. 4, p. 25-37, 1997.
MCFARLANE, Anna; MURPHY, Graham J.; SCHMEINK, Lars (Ed.). Fifty Key Figures in Cyberpunk Culture. Routledge, 2022.
PASZKIEWICZ, Katarzyna. “I’m in Love With My Car”: Revisiting the Aesthetics of Petroleum in Crash (1996), Death Proof (2007), and Titane (2021). Quarterly Review of Film and Video, fevereiro, 2023.
RHEE, Margaret. Racial Recalibration. Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas, Leiden - Holanda, vol. I, p. (285-309), 2015.
STELARC. Parasite Visions: Alternate, Intimate and Involuntary Experiences. Body & Society, 5(2-3), 117–127, 1999.
KANG, Taehi. Nam June Paik: Early Years (1958-1973). The Florida State University, 1988.
TETSUO. Shinya Tsukamoto. Tóquio: Kaijyu Theater, 1989.
TITANE. Julia Ducournau. Paris: Kazak Productions, 2021.
VIDEODROME. David Cronenberg. Toronto: Universal Pictures, 1983.
VIVEIROS, Paulo. Curto-circuito. Arte e tecnologia na obra de Nam June Paik. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura, 2012.
WEI LAN, Kuo. Posthuman Bodies in Japanese Science Fiction. International Journal of the Humanities, Melbourne - Australia, vol. 3, n.2, 2005.
ZURBRUGG, N. (1999). Marinetti, Chopin, Stelarc and the Auratic Intensities of the Postmodern Techno-Body. Body & Society, 5(2-3), 93–115.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Thais Melo Silva