Resumo
O presente artigo pretende analisar as ilustrações de David Widhopff que fazem referência a passagem do maestro Carlos Gomes em Belém do Pará, entre os anos de 1895 e 1896. As obras nos permitem pensar como as representações ajudaram a compor, por meio dos jornais, uma memória da importância do teatro para a sociedade paraense. Nesse contexto, Widhopff representou o cenário artístico e cultural de Belém, focando na temática da ópera e nas representações do maestro que, junto das críticas de jornais publicadas acerca da temporada lírica de 1895, apresentam distintas leituras para a mesma temática.
Referências
DAOU, Ana Maria. A belle époque amazônica. 3.ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
COELHO, Geraldo Mártires. O Brilho da Supernova: A morte bela de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Agir, 1995.
COELHO, Geraldo Mártires. O gênio da floresta: o Guarany e a ópera de Lisboa. Rio de Janeiro: Agir; Belém, PA: Prefeitura. 1996.
JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Les Transferts Culturels: un discours de la méthode. In: Hypothèses, p. 149-162, 2002/1.
LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil, vol. 3, Livraria José Olympio Editora: Rio de Janeiro, 1963.
PÁSCOA, Márcio. Cronologia lírica de Belém. Belém: AATP, 2006. 304 p.: il., 29cm.
SALLES, Vicente. Maestro Gama Malcher: a figura humana e artística do compositor paraense. Belém: UFPA/SECULT. 2005.
SALLES, Vicente. Épocas do teatro no Grão-Pará: ou Apresentação do teatro de época. Belém: UFPA, 1994, VIII, 298p. il.
SILVA DA SILVA, Laura Camila. David Widhopff e as ilustrações satíricas no periódico paraense O Mosquito. In: Seminário de Pesquisadores de História da Arte (3. : 2023 : Rio de Janeiro) Anais SEPHA UERJ: trajetórias plurais. – Rio de Janeiro: UERJ, PPGHA, 2023.
SILVA DA SILVA, Laura Camila. David Widhopff: A trajetória de um russo afrancesado na Amazônia. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO), Campinas, 2022. pp. 515-526.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Laura Camila Silva da Silva