Resumo
Em meados dos anos 1960, o Brasil enfrentava o período mais difícil da ditadura militar, que culminaria no AI-5 em 1968, decreto que instituiu a censura no país. Apesar desse cenário de autoritarismo, surgem novas possibilidades de apreensão da arte, capazes de questionar a ordem vigente, ao impor uma leitura de país a partir de si mesmo, como é o caso da Tropicália. Dentro desse contexto artístico, temos a trajetória do baiano Edinízio Ribeiro Primo (Ibirataia 1945 - Búzios - RJ, 1976) que possui, em sua curta e dispersa trajetória, pinturas, trabalhos em design gráfico, performance, figurinos e cenários para teatro, cuja produção foi quase completamente apagada nos escritos sobre história da arte brasileira.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.
BASTOS, Moira Anne Bush. Poética da cabaça: fruto de tradição, arte e comunicação. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/86937. Acesso em: 11 jul. 2022.
BELTING, Hans. O fim da História da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BRISA. Edinízio no atelier. 1971a. 1 fotografia. Disponível em: http://www.dicionario.belasartes.ufba.br/wp/verbete/edinizio-ribeiro/. Acesso em: 03 jul. 2022.
DUNN, Christopher. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira. Tradução: Cristina Yamagami. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. Além dos baihunos: tensões nas artes visuais e poéticas visuais à margem. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/19138/2/Ayrson%20Her%c3%a1clito%20Novato%2 0Ferreira.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.
FONTS in use. Gilberto Gil: Expresso 2222 arte do álbum. [S. l.], 2019a. Disponível em: https://fontsinuse.com/uses/30083/gilberto-gil-expresso-2222- album-art#zoom-5t#zoom-3. Acesso em: 01 jun. 2022.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HERÁCLITO, Ayrson. Frutos de Mi Tierra. [197 - ?a]. 1 fotografia. HERÁCLITO, Ayrson. Cacau, chocolate. [197 - ?e]. 1 fotografia.
MATHIAS, Pérola Virgínia de Clemente. A cultura brasileira no esteio do movimento tropicalista: estabelecendo conexões entre o ontem e o hoje. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA, Rio de Janeiro, 2014.
MERCADO LIVRE. Índia. São Paulo, 2022a. Disponível em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788285340-cd-gal-costa-india- 1973-2005-bralacrado-_JM#&%20gid=%201%20&%20pid=4. Acesso em: 14.03.2024.
O MOVIMENTO. UOL, 2010. Disponível em: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/movimento.php. Acesso em: 03 jul. 2022. PRATA, Pedro Napolitano. A presença negra. 2017. 1 fotografia.
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/videobrasil/36415495613/in/album. Acesso em: 18 jul.2022.
PRIMO, Ribeiro Edinízio. Cabaças. 1972. Óleo sobre tela.
PRIMO, Ribeiro Edinízio. Namoro de Negros. 1974. Guache sobre papel milimetrado.
SANTOS, Glaucio de Souza. Modos de emergir: Edinízio Ribeiro Primo e o resgate de um artista visual negro no contexto da Tropicália e além. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História da Arte). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2022.
VALTER, Regina; ZANINI, Gerson. Disparate de Goya Modos de Volar. 1976b. 1 fotografia.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
XAVIER, Ismail. Alegoria do Subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
YAMAGUCHI, H. K. de Lima, & do Santos Sales, T. (2021). Abará, Caruru e Vatapá: a influência da culinária africana na formação da identidade brasileira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1882. Disponível em https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1882, acesso em 03.07.2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Glaucio de Souza Santos