Banner Portal
Edinízio Ribeiro Primo e sua Tropicália Negra
PDF

Palavras-chave

Arte Afro-Brasileira
Tropicália
Edinízio Ribeiro Primo

Como Citar

SANTOS, Glaucio de Souza. Edinízio Ribeiro Primo e sua Tropicália Negra. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 348–361, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11722. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11722. Acesso em: 11 jul. 2025.

Resumo

Em meados dos anos 1960, o Brasil enfrentava o período mais difícil da ditadura militar, que culminaria no AI-5 em 1968, decreto que instituiu a censura no país. Apesar desse cenário de autoritarismo, surgem novas possibilidades de apreensão da arte, capazes de questionar a ordem vigente, ao impor uma leitura de país a partir de si mesmo, como é o caso da Tropicália. Dentro desse contexto artístico, temos a trajetória do baiano Edinízio Ribeiro Primo (Ibirataia 1945 - Búzios - RJ, 1976) que possui, em sua curta e dispersa trajetória, pinturas, trabalhos em design gráfico, performance, figurinos e cenários para teatro, cuja produção foi quase completamente apagada nos escritos sobre história da arte brasileira.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11722
PDF

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.

BASTOS, Moira Anne Bush. Poética da cabaça: fruto de tradição, arte e comunicação. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/86937. Acesso em: 11 jul. 2022.

BELTING, Hans. O fim da História da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BRISA. Edinízio no atelier. 1971a. 1 fotografia. Disponível em: http://www.dicionario.belasartes.ufba.br/wp/verbete/edinizio-ribeiro/. Acesso em: 03 jul. 2022.

DUNN, Christopher. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira. Tradução: Cristina Yamagami. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. Além dos baihunos: tensões nas artes visuais e poéticas visuais à margem. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/19138/2/Ayrson%20Her%c3%a1clito%20Novato%2 0Ferreira.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.

FONTS in use. Gilberto Gil: Expresso 2222 arte do álbum. [S. l.], 2019a. Disponível em: https://fontsinuse.com/uses/30083/gilberto-gil-expresso-2222- album-art#zoom-5t#zoom-3. Acesso em: 01 jun. 2022.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HERÁCLITO, Ayrson. Frutos de Mi Tierra. [197 - ?a]. 1 fotografia. HERÁCLITO, Ayrson. Cacau, chocolate. [197 - ?e]. 1 fotografia.

MATHIAS, Pérola Virgínia de Clemente. A cultura brasileira no esteio do movimento tropicalista: estabelecendo conexões entre o ontem e o hoje. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA, Rio de Janeiro, 2014.

MERCADO LIVRE. Índia. São Paulo, 2022a. Disponível em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788285340-cd-gal-costa-india- 1973-2005-bralacrado-_JM#&%20gid=%201%20&%20pid=4. Acesso em: 14.03.2024.

O MOVIMENTO. UOL, 2010. Disponível em: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/movimento.php. Acesso em: 03 jul. 2022. PRATA, Pedro Napolitano. A presença negra. 2017. 1 fotografia.

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/videobrasil/36415495613/in/album. Acesso em: 18 jul.2022.

PRIMO, Ribeiro Edinízio. Cabaças. 1972. Óleo sobre tela.

PRIMO, Ribeiro Edinízio. Namoro de Negros. 1974. Guache sobre papel milimetrado.

SANTOS, Glaucio de Souza. Modos de emergir: Edinízio Ribeiro Primo e o resgate de um artista visual negro no contexto da Tropicália e além. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História da Arte). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2022.

VALTER, Regina; ZANINI, Gerson. Disparate de Goya Modos de Volar. 1976b. 1 fotografia.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

XAVIER, Ismail. Alegoria do Subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

YAMAGUCHI, H. K. de Lima, & do Santos Sales, T. (2021). Abará, Caruru e Vatapá: a influência da culinária africana na formação da identidade brasileira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1882. Disponível em https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1882, acesso em 03.07.2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Glaucio de Souza Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.