Banner Portal
As imagens da Virgem Maria grávida e sua destruição após o Concílio de Trento
PDF

Palavras-chave

História da arte
Teologia
Concílio de Trento
Virgem Maria
Virgem do Ó

Como Citar

PASCHOLATI, Aline. As imagens da Virgem Maria grávida e sua destruição após o Concílio de Trento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 259–274, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11714. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11714. Acesso em: 13 jul. 2025.

Resumo

Há um tipo iconográfico da Virgem Maria muito original e relativamente pouco conhecido que a representa grávida do Cristo. Surgido na Baixa Idade Média, seu desenvolvimento foi ligado ao crescimento da devoção mariana no período, atraindo principalmente, mulheres grávidas, lactantes ou desejosas de conceber, assim como freiras que relatavam ter vivido experiências místicas de gravidez espiritual. Com o Concílio de Trento - que, ao contrário do que muitas vezes já foi escrito, não legislou quanto ao que pode ou não ser representado em matéria de arte religiosa - e o crescente moralismo da Idade Moderna, essas imagens passaram, com mais frequência, a serem olhadas com desconfiança, chegando a serem destruídas ou colocadas o mais longe possível dos fiéis, para eliminar gestos considerados supersticiosos.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11714
PDF

Referências

ALTMANN, Simon. Piero’s Madonna del Parto: Facts and Conjectures. European Review. v. 27, n. 4, 2019, p. 455-467. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1062798719000152. Acesso em: 06/12/2022.

BARNAY, Sylvie. Notre-Dame. In: CORBIN, Alain. Histoire du christianisme : Pour mieux comprendre notre temps. Paris: Éditions du Seuil, 2007, p. 241-244.

BATTISTINI, Matilde. Symboles et allégories. Paris: Hazan, 2004, p. 116-119.

BÄUMER, Remigius. SCHEFFCZYK, Leo. Marienlexikon. St. Ottilien: EOS Verl, 1988-1994.

BONZON, Anne. VENARD, Marc. Le gouvernement de l’Église catholique. In: BONZON, Anne. VENARD, Marc. La Religion dans la France moderne (XVIe-XVIIIe siècles). Vanves: Hachette Education, 2008, p. 93-108.

CALVESI, Maurizio. Piero della Francesca. Paris: L. Levi, 1998.

CALVESI, Maurizio. Piero della Francesca. Fabbri, 1998, p. 62-75.

CHALIAND, Gérard. MOUSSET, Sophie. Concile de trente (1545 - 1563). In: CHALIAND, Gérard. MOUSSET, Sophie. L'héritage occidental. Paris: Odile Jacob, 2002 p. 579-581.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995, p. 564, 947.

DINI, Vittorio. SONI, Laura. La Madonna del parto: immaginario e realtà nella cultura agropastorale. Roma: Ianua, 1985.

ELLINGTION, Donna Spivey. From sacred body to angelic soul: understanding Mary in late medieval and early modern Europe. Washington: The Catholic University of America Press, 2001.

FABRE, Pierre-Antoine. Décréter l’image ? La XXVe session du Concile de Trente. Paris: Les Belles Lettres, 2013.

GARRIGA, María Magdalena Cerdà. Las imágenes de María en el gótico mallorquín. Tipologías y variantes iconográfica. Eikón / Imago. v. 2, 2013, p. 147-188. Disponível em: https://dspace.uib.es/xmlui/handle/11201/1114. Acesso em: 07/07/2023.

HÉNIN, Emmanuelle. Le décorum de l'image sacrée : une interprétation française?. Dix-septième siècle. v. 230, n. 1, 2006, p. 81-99. Disponível em : https://doi.org/10.3917/dss.061.0081. Acesso em: 07/07/2023.

HODNE, Lasse. The virginity of the Virgin: a study in Marian iconography. Roma: Scienze Lettere, 2012.

In Memoriam. E-Catálogo. Virgem do Ó. Museu de Lamego. Disponível em: https://museudelamego.gov.pt/exposicao/in-memoriam-e-catalogo-virgem-do-o/. Acesso em: 06/12/2022.

La Bible: traduction œcuménique. Paris/Villiers-le-Bel: Éditions du Cerf/Société biblique française, 2007.

Le repentir de saint Joseph. Musée du Louvre. Disponível em: https://collections.louvre.fr/en/ark:/53355/cl010064391. Acesso em: 07/04/2023.

LIGHTBOWN, Ronald William. Piero della Francesca. Paris: Citadelles & Mazenod, 1992.

MAGUITE, Henry. Body, Clothing, Metaphor: The Virgin in Early Byzantine Art. In: BRUBAKER, Leslie. The cult of the Mother of God in Byzantium: texts and images. Farnham: Ashgate, 2011, p. 39-51.

MOREL, Marie-France. Voir et entendre le fœtus autrefois: deux exemples. Spirale. n. 36, 2005, p. 23-35. Disponível em: https://doi.org/10.3917/spi.036.0023. Acesso em: 07/07/2023.

OLSEN LAM, Andrea. Female Devotion and Mary’s Motherhood before Iconoclasm. In: ARENTZEN, Thomas. CUNNINGHAM, Mary B. The Reception of the Virgin in Byzantium: Marian Narratives in Texts and Images. Cambridge: Cambridge University Press, 2019, p. 44-61.

QUÉRÉ, France. Évangiles apocryphes. Paris: Éditions du Seuil, 1983.

ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da. Dirigismo na produção da imaginária religiosa nos séculos XVI-XVIII: as Constituições Sinodais. MVSEU. série IV, n. 5, 1996, p. 187-202. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/14006. Acesso em: 07/07/2023.

ROUX, Brigitte. La Vierge à corps ouvert. In: ÉTIENNE, Noémie. VANNOUVONG, Agnès. A bras le corps: image, matérialité et devenir des corps. Dijon: Les Presses du réel, 2013, p. 35-45.

SALVI, Claudia. Piero della Francesca et les peintres toscans de la première Renaissance italienne. Tournai: La Renaissance du livre, 2001. p. 211-12.

SOUZA, Maria Izabel Escano Duarte de. A Virgem Maria nos evangelhos canônicos, nos escritos apócrifos e nas orações: interpretações sobre seu culto na baixa idade média. Ars Historica. n. 15, 2017, p. 1-21. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ars/article/view/46098. Acesso em: 07/07/2023.

TAYLOR, Michael R. God and the Atom: Salvador Dalí's Mystical Manifesto and the Contested Origins of Nuclear Painting. Avant-garde Studies. n. 2, 2016. Disponível em: https://thedali.org/wp-content/uploads/2016/12/proceedings-TAYLOR-en_edits_12.19.16_final.pdf. Acesso em: 07/07/2023.

TOUBERT, Hélène. La Vierge et les sages-femmes, Un jeu iconographique entre les Évangiles apocryphes et le drame liturgique. In: IOGNA-PRAT, Dominique. PALAZZO, Eric. RUSSO, Daniel. Marie: le culte de la Vierge dans la société médiévale. Paris: Beauchesne, 1996, p. 327-360.

VENARD, Marc. L’image tridentine. Ordre et beauté. In: CORBIN, Alain. Histoire du christianisme: Pour mieux comprendre notre temps. Paris: Éditions du Seuil, 2007, p. 346-350.

VERDON, Timothy. La Vierge dans l'art. Paris/Bruxelas: Cerf/Racine, 2005.

VIEILLARD-BARON, Jean-Louis. Le statut de l'image dans l'iconographie chrétienne après le concile de Trente. Nouvelle revue d'esthétique. v.13, n. 1, 2014, p. 121-131. Disponível em: https://doi.org/10.3917/nre.013.0121. Acesso em: 06/12/2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Aline Pascholati

Downloads

Não há dados estatísticos.