Banner Portal
Pinturas de paisagem agrícola entre os séculos XIX e XX
PDF

Palavras-chave

Fazendas
Pintura de paisagem
Antonio Ferrigno
Séculos XIX e XX

Como Citar

MOYSÉS, Stefanie Clarice Ramos. Pinturas de paisagem agrícola entre os séculos XIX e XX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 221–231, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11711. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11711. Acesso em: 11 jul. 2025.

Resumo

Neste texto, trazemos para discussão as obras do ciclo do café representadas pelo italiano Antonio Ferrigno (1863-1940), pertencentes ao acervo do Museu Paulista: A Florada, A Colheita, O Terreiro, O Lavadouro, O Beneficiamento e Café. Ao lado de artistas franceses, como Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875), Jean-François Millet (1814-1875) e Charles-François Daubigny (1817-1878), e de italianos, como Silvestro Lega (1826-1895), Odoardo Borrani (1833–1905) e Lorenzo Delleani (1840–1908), exploramos as obras que representam o trabalho agrícola, a fim de entender as possíveis referências de Ferrigno durante a sua produção artística no Brasil (1893-1905).

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11711
PDF

Referências

BENINCASA, Vladimir. Fazendas paulistas: arquitetura rural no ciclo cafeeiro. 2008. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008, V. 2.

BIGNARDI, Massimo; FIORILLO, Ada Patrizia. I Pittori di Maiori: Artisti della Costa d’Amalfi tra XIX e XX secolo. Amalfi: Centro di Cultura Amalfitana, 2005.

BROUDE, Norma. The Macchiaioli: Italian Painters of the Nineteenth. New Haven: Yale University Press, 1987.

CENNI, Franco. Italianos no Brasil. 3 ed. São Paulo: EdUSP, 2011.

CHIAVARI, Maria Pace. Vistas das fazendas de café encomendadas ao pintor Facchinetti e utilizadas como propaganda nas exposições do produto. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro. v. 53. p. 77-96. 2020.

DAZZI, Camila Carneiro. Relações Brasil-Itália na arte do segundo oitocentos: estudo sobre Henrique Bernardelli (1880 a 1890). 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

FOCILLON, Henri. La peinture au XIXe siècle. Paris: Flammarion, 1991.

FRASCINA, Francis (et al). Modernidade e Modernismo - Pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.

GIANNELLI, Enrico. Artisti napoletani viventi: pittori, scultori ed architetti. Napoli: Melfi & Joele, 1916.

GUERCIO, Antonio del. La pittura dell'Ottocento. Torino: Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1982.

PIANTONI, Gianna; PINGEOT, Anne. Italies: L’art italien à l’épreuve de la modernité, 1880-1910. Paris: RMN, 2001.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Antonio Ferrigno: 100 anos depois. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2005.

TRENTO, Angelo. Do Outro Lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. Livraria Nobel: São Paulo, 1989.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Stefanie Clarice Ramos Moysés

Downloads

Não há dados estatísticos.