Banner Portal
O triângulo das permutas
PDF

Palavras-chave

Inteligência artificial
Imagem
Prompt de texto
Arte digital
Arte e tecnologia

Como Citar

LUZ, Angelo. O triângulo das permutas: inteligência artificial, texto e imagem e os paradigmas emergentes nos processos artísticos contemporâneos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 175–187, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11706. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11706. Acesso em: 13 jul. 2025.

Resumo

Neste artigo analiso os processos artísticos que emergem da triangulação entre prompts de texto, inteligência artificial e imagem em plataformas como o Midjourney, e suas consequências na arte digital contemporânea. A partir dessa área de relações que chamo de Triângulo das permutas, apresento o funcionamento dessa plataforma e seus desdobramentos conceituais. Utilizo o termo guarda-chuva história digital da arte como referencial para debater problemas da esfera digital na arte como propriedade intelectual, originalidade, imagem verdadeira e falsa, deepfakes e racismo algorítmico, num diálogo com textos da artista e pesquisadora Giselle Beiguelman e sua crítica à eugenia maquínica do olhar. Em um estudo de caso teórico-prático, faço um relato sobre a produção de uma série dessas imagens e os problemas encontrados. Faço uma relação dos bancos de dados utilizados no treinamento dessas imagens a partir das Redes Adversárias Generativas (GAN) e as teorias do arquivo e da memória. Novos paradigmas estão surgindo dessas permutas entre texto, imagem e inteligência artificial, mas os problemas éticos e políticos que estão sendo atribuídos a essas tecnologias continuam a ser problemas de ordem humana. O que chamo de triângulo das permutas não é apenas um local de desaparecimento ou apagamento, e sim um portal de entrada para outros mundos (im)possíveis.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11706
PDF

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BEIGUELMAN, Giselle. Inteligência artificial e as novas políticas da imagem. In: Zum Revista de Fotografia, Publicado em: 5 de abril de 2023, Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/inteligencia-artificial-e-as-novas-politicas-das-imagens/ Acesso em 15/03/2024.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. UBU: São Paulo, 2021.

BEIGUELMAN, Giselle. Racismo algorítmico. In: Zum Revista de Fotografia, Publicado em: 2 de outubro de 2020, Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/racismo-algoritmico/ Acesso em 15/03/2024.

BERARDI, Franco. Depois do futuro. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

BULHÕES, Maria Amélia. Desafios: arte e internet no Brasil. Editora Zouk: Porto Alegre, 2022.

DEEP LEARNING BOOK. Capítulo 54: Introdução às Redes Adversárias Generativas (GANs – Generative Adversarial Networks). Disponível em: https://www.deeplearningbook.com.br/introducao-as-redes-adversarias-generativas-gans-generative-adversarial-networks/ Acesso em 15/03/2024.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão Freudiana / Jacques Derrida; tradução, Claudia de Moraes Rego. - Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens / Georges Didi-Huberman; tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. - Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454.

FETTER, Bruna Wulff. Narrativas conflitantes e convergentes: as feiras nos ecossistemas contemporâneos da arte.' 28/10/2016 380 f. Doutorado em ARTES VISUAIS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Instituto de Artes.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias / Michel Foucault; posfácio de Daniel Defert; tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo. Arte & Ensaios n 12, Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ, 2005.

FREUND, Gisele. La Fotografia como Documento Social. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1974.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

VALLE, Arthur. (2024). DOS História Digital da Arte: Um Panorama das Investigações Recentes. Imagem: Revista De História Da Arte, 3(2), 120–153. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/img/article/view/16223 Acesso em 15/03/2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Angelo Luz

Downloads

Não há dados estatísticos.