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A coleção de arte de Béatrix Reynal nos anos 1930 e 1940
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Palavras-chave

Coleção
Béatrix Reynal
Arte moderna
Poesia e Pintura
Memória

Como Citar

GUEBERT, Caroline Aparecida. A coleção de arte de Béatrix Reynal nos anos 1930 e 1940: dos usos à memória. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 129–140, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11699. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11699. Acesso em: 11 jul. 2025.

Resumo

A coleção de arte de Marcelle Jaulent (1892-1990), vulgo Béatrix Reynal, teve papel central no seu salão literário no Rio de Janeiro (1935-1945), depois integrou em parte o acervo do MASP em São Paulo. A partir da relação intrínseca dos artefatos culturais entre si e com a trajetória da colecionadora, problematiza-se o princípio da “similaridade entre poesia e pintura” que marcou os usos sociais e políticos e a dimensão da memória dessa coleção, cujos processos de formação à dissolução são aqui pensados historicamente, inclusive na sua dimensão de um espaço de circulação e apreciação da “arte moderna”.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11699
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