Resumo
Essa comunicação é parte de uma pesquisa de mestrado voltada à pintura de costumes francesa do século XVIII. Nesta ocasião, faremos o exercício de analisar e confrontar alguns quadros de François Boucher (1703-1770), buscando compreendê-los como parte da tradição pictórica do nu artístico e, ao mesmo tempo, como indícios de transformações relevantes nos significados atribuídos à nudez e ao corpo feminino na pintura.
Referências
BELLHOUSE, Mary L. Visual Myths of Female Identity in Eighteenth- Century France. International Political Science Review vol. 12, n. 2, 2016, p. 117-135.
CHASTEL, André. L'art français. Paris: Flammarion, 2000.
CLARK, Kenneth. The Nude: a Study of Ideal Art. Penguim Books: 1976.
CROW, Thomas E. Painters and public life in eighteenth-century Paris. New Haven: Yale University Press, 1985.
DIDEROT, Denis. Salons (texto estabelecido por Michel Delon). Paris: Gallimard, 2008.
HYDE, Melissa. The Makeup of the Marquise: Boucher’s Portrait of Pompadour at Her Toilette. The Art Bulletin, vol. 82, no. 3, 2000, pp. 453–475.
HYDE, Melissa. Confounding Conventions: Gender Ambiguity and Francois Boucher's Painted Pastorals. Eighteenth-Century Studies, vol. 30 no. 1, 1996, p. 25-57.
LAJER-BURCHARTH, EWA. Image Matters: The Case of Boucher. Studies in the History of Art, vol. 74, 2009, pp. 276–303.
LAING, Alaistar et al. François Boucher : 1703-1770 (catálogo de exposição). Paris : Éditions de la Réunion des musées nationaux, 1986.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije ; VIGARELLO, Georges. La Toilette : Naissance de l’intime. Paris : Hazan, 2015.
STAROBINSKI, Jean. Philosophie et mythologie du plaisir. In L’invention de la liberté : 1700-1789. Paris: Gallimard, 2006.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Beatrice Frudit