Resumo
A proposta deste texto é compreender como a Invasão Napoleônica da Península Ibérica (1807-1814) e a guerra que se seguiu foram decisivas na obra e na vida do artista aragonês Francisco de Goya, conflito. Desse encontrou violento, certas obras se destacam fortemente, como o conjunto de gravuras Los Desastres de la Guerra (1810-1815) com cenas brutais de represálias francesas contra a população espanhola, bem como a resistência da população ibérica, assim como as pinturas 2 de mayo e 3 de mayo (1814). O objeto de análise desta apresentação serão os quadros das coleções do MASP e MNBA, em especial a pintura intitulada Cena de Guerra (1808-1812).
Referências
GASSIER, Pierre; WILSON, Juliet; LACHENAL, François. GOYA. Köln: Evergreen Taschen, 1994.
GUDIOL, José. Paintings by Goya in the Buenos Aires Museum in: The Burlington Magazine, Vol. 107, No. 742. Londres: The Burlington Magazine Publications LTD, 1965.
ILATOVSKAYA, Tatiana. Master drawings rediscovered: treasures from prewar German collections. Tradução Lynn Vission. Nova York: Harry N. Abrams, INC., 1996
ROSEMBLUM, Robert. Goya frente a David: la muerte del retrato régio in: El retrato. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2004.
TOMLINSON, Janis A. Goya: a portrait of a artist. Princeton: Princeton University Press, 2020.
WILSON-BAREAU, Juliet. Goya and France in: Manet/Velázquez: The French taste for Spanish painting. Nova York: The Metropolitan Museum of Art, 2003.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Francisco Fontanesi Gomes