Resumo
Na esteira dos acontecimentos que confrontam arte e sociedade, se faz importante pensar o campo da arte como comprometido ideológica e socialmente. Neste viés, este artigo tem por objetivo adensar um estudo sobre a arte de cotejo social no Brasil realizada por Candido Portinari, sob o regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Portinari teve uma forte associação com o seu tempo histórico como forma de denúncia política que se engaja especialmente em temáticas como os ciclos de exploração econômica no Brasil, os retirantes nordestinos, a representação do negro, o trabalho rural. E é esta denúncia que problematiza sua alcunha de pintor de encomendas do Estado para nomeá-lo como “pintor social”.
Referências
AMARAL, Aracy. Arte para quê?: a preocupação brasileira na arte brasileira de 1930- 1970: subsídio para uma história da arte no Brasil. São Paulo: Nobel, 1987.
AJZENBERG, Elza. Portinari: três momentos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo: Perspectiva Edusp, 1990. Coleção Estudo.
FABRIS, Annateresa. Portinari e a arte social. Estudos Ibero-Americanos, v. XXXI, n. 2. Porto Alegre: PUCRS, dezembro de 2005. p. 79 – 103.
GARCIA, Maria Amélia Bulhões. O significado social da atuação dos artistas plásticos Oswaldo Teixeira e Cândido Portinari durante o Estado Novo. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/PUCRS, 1983, p. 98-100.
GIUNTA, Andrea. Migración de las Imágenes. In: GIUNTA, Andrea. Candido Portinari y el sentido social del arte. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2005. p. 13-19.
Portinari para todos. Curador Marcello Dantas. São Paulo: Museu da Imagem e do Som - MIS Experience, 2022. (catálogo de exposição)
PORTINARI, Candido. O sentido social da Arte. A Época, n. 184, novembro de 1947 Disponível em: https://www.portinari.org.br/o-artista/o-sentido-social-da-arte. Acessado em: 19/08/2024.
PORTINARI, João Cândido. Portinari - O menino de Brodósqui. Rio de Janeiro: Livro Arte Editora, 1979.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Maria Carolina Rodrigues Boaventura