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Cândido Portinari e a arte de cotejo social nos anos 1930
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Palavras-chave

Cândido Portinari
Arte social
Estado Novo

Como Citar

BOAVENTURA, Maria Carolina Rodrigues. Cândido Portinari e a arte de cotejo social nos anos 1930. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 14–21, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11678. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11678. Acesso em: 11 jul. 2025.

Resumo

Na esteira dos acontecimentos que confrontam arte e sociedade, se faz importante pensar o campo da arte como comprometido ideológica e socialmente. Neste viés, este artigo tem por objetivo adensar um estudo sobre a arte de cotejo social no Brasil realizada por Candido Portinari, sob o regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Portinari teve uma forte associação com o seu tempo histórico como forma de denúncia política que se engaja especialmente em temáticas como os ciclos de exploração econômica no Brasil, os retirantes nordestinos, a representação do negro, o trabalho rural. E é esta denúncia que problematiza sua alcunha de pintor de encomendas do Estado para nomeá-lo como “pintor social”.

https://doi.org/10.20396/eha.17.2023.11678
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Referências

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