A importância da preservação digital no contexto do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP
Capa do primeiro slide com o título da apresentação em preto e branco
SLIDES

Palavras-chave

Portal de periódicos
Preservação digital
Ferramentas de preservação digital
OJS
LOCKSS
Archivematica

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino. A importância da preservação digital no contexto do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 9, p. e024003, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9490. Acesso em: 24 jun. 2024.

Resumo

A realização do evento, aponta para a significância crucial de definir imediatamente o desenvolvimento da Política de Preservação Digital, abrangendo toda a UNICAMP, e que deve está na pauta do PLANES e na esfera institucional. A preservação digital vai além das técnicas de backup, das tecnologias da informação e da digitalização. Ela vai além disso, mas também ao conjunto do estudo das mídias, cópias de segurança e técnicas como a de migração e de autenticação. Tudo que se tem na Universidade no meio digital deve ser sim preservado, e garantir que outras gerações possam ter acesso. A gestão do conhecimento é evidente em cada profissional que se ocupa do papel do preservacionista digital, pois ele como gestão saberá tecnicamente saber o que pode ou não ser preservado, segundo estudos da área.  Todo esse processo de parceria, disponibilização e organização dos conteúdos digitais do SBU, SIARQ e dos Centros de Documentação, como o CMU, constitui-se na democratização do acesso à informação científica. Seguir as boas práticas de gestão e promover o acesso aos conteúdos informacionais digitais, fará com que possamos compartilhar experiências e nos envolver com "Redes de Preservação Digital", garantindo a preservação da memória científica e cultural das instituições. A preservação digital deve ser um processo contínuo na esfera institucional e parte de todos os processos digitais da instituição. Deve ser incluída em sua missão, como forma de antecipação de riscos.

SLIDES

Referências

MÁRDERO ARELLANO, M. A. Preservação digital. In: SEMINÁRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO JURÍDICA EM ESPAÇOS DIGITAIS, 1., Brasília, DF, 2007. Apresentações do... Brasília, DF: [s.n.], 2007. (slide 19). Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/sijed/17.pdf. Acesso em: 16 abr. 2024.

SANTOS, G. C. Preservação digital de periódicos eletrônicos: a experiência do Portal de Periódicos da UNICAMP . In: SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG, 6., 2022, Belo Horizonte, MG. Apresentações do... Belo Horizonte, MG: UFMG/ECI, 2022. [Palestra virtual].

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Resolução GR-017/2011, de 19 jun. 2011 - Estabelece diretrizes e define procedimentos para a gestão, a preservação e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: UNICAMP/PG, 2011. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/3057/0. Acesso em: 16 abr. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Instrução Normativa SBU nº 001/2020, de 03 de dez, 2020 - Estabelece diretrizes para promover e assegurar a coleta, tratamento e preservação da produção científica e intelectual da UNICAMP, bem como sua disseminação e acessibilidade. Campinas, SP: SBU, 2020. Disponível em: https://l1nq.com/JFjXs. Acesso em: 16 abr. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Planejamento estratégico (PLANES) do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP: 2015-2019. Campinas, SP: SBU, 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Portaria Interna SBU n. 001/2022 - Estabelece Grupo de Trabalhos para estudo e proposta de ações relacionadas à preservação digital no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). Campinas, SP: SBU, 2022. Disponível em: https://acesse.dev/tTcu2. Acesso em: 16 abr. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Processo de convênio IBICT/UNICAMP. 2024 . [Acesso restrito].

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.