Processo de indexação das dissertações e teses no Google Acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6084/m9.figshare.15130869.v1

Palavras-chave:

Indexação, Teses e dissertações - Serviço de indexação, Processo de indexação, Google Acadêmico

Resumo

O Google Acadêmico (GA) foi criado em 2006, com a finalidade de indexar a produção do pesquisador. Tendo em vista essa abordagem, também foi implementado a interoperabilidade com outros sistemas para facilitar a indexação de maneira automática, como a integração com o OJS para periódicos, e o DSpace para repositórios institucionais. No entanto, esse formato de integração é lento e muito demorado para solicitação de um perfil no âmbito institucional. Assim, para agilizar e dar visibilidade a produção institucional, quebra-se regras, e cria-se a possibilidade de elaborar um perfil institucional de Repositórios de forma não tradicional, mas com o intuito de podermos controlar e disponibilizar de forma imediata, a produção da instituição, e garantir a visibilidade das T&D com indicação do índice H do material mais citado. Não foi observado a migração em lotes, pois seguimos da forma de buscar o registro fiel para ser migrado. A melhor forma mesmo, é a busca individual e migração do resgistro para o sistema. Aqui neste guia, usaremos como exemplo, a criação do perfil GA para o Repositório Institucional da Universidade Estadual de Campinas que será o modelo para essa prática de indexação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela UNICAMP. Pós-doutor em Divulgação Científica pelo Labjor/UNICAMP. Bibliotecário no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unviersidade Estadual de Campinas.

Referências

GOOGLE ACADÊMICO. Meu perfil. Disponível em: https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR. Acesso em: 23 dez. 2020.

GOOGLE SCHOLAR. Diretrizes de inclusão para webmasters. Disponível em: https://scholar.google.com.br/intl/ptBR/scholar/inclusion.html. Acesso em: 23 dez. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/.Acesso em: 23 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

SANTOS, G. C. . Processo de indexação das dissertações e teses no Google Acadêmico. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 6, p. e021014, 2021. DOI: 10.6084/m9.figshare.15130869.v1. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9437. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Manuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>