Resumo
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponibiliza à comunidade acadêmica da área de Educação este material
sobre ética na pesquisa, que se constitui em um documento que visa oferecer aos pesquisadores da área um conjunto de subsídios sobre o tema. O material foi organizado em forma de verbetes, os quais poderão ser úteis para os pesquisadores da área, bem como para os pesquisadores em processo de formação. Neste primeiro documento, foram selecionados alguns verbetes que, certamente, cobrem apenas uma parte das questões éticas da pesquisa em nossa área.
Referências
AARE. Australian Association for Research in Education. AARE Code of Ethics. 1993. Disponível em: http://www.aare.edu.au/pages/aarecode-of-ethics.html. Acesso em: 1 fev. 2017.
AERA. Code of Ethics - American Educational Research Association. Educational Researcher, v. 40, n. 3, p. 145-156, 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189x11410403
AERA. Código de ética: American Educational Research Association – AERA (Associação Americana de Pesquisa Educacional). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1041-1065, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.021
APA. American Psychological Association. Normas éticas e legais em publicações. In: APA. Manual de publicação da APA. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BERA. British Educational Research Association. Ethical guidelines for educational research. London: BERA, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras
de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 201, p. 21082-21085, 16 out. 1996
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 112, p. 59-62, 13 jun. 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, seção 1, p. 44-46, 24 maio 2016.
CANADA. Office of Research Ethics. ROMEO - Documentation for Non-Medical Research Ethics Board Researchers - full Board and Delegated Board Review, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3qqVIU9. Acesso em: 15 mar. 2017.
CARVALHO, I. C. M.; MACHADO, F. V. A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 209-234, jan./jun. 2014. DOI: 10.5212/praxeduc.v.9i1.0010
DE LA FARE, M.; CARVALHO, I. C. de M.; PEREIRA, M. V. Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da
formação. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 192-102, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ética e integridade na prática científica. Brasília: CNPq, 2011.
DGFE. Deutsche Gesellschaft für Erziehungswissenschaft. Code of Ethics of Deutsche Gesellschaft für Erziehungswissenschaft. Berlin: DGfE, 1999. Disponível em: https://bit.ly/35Sa8TW. Acesso em: 8 fev. 2017.
DUARTE, L. F. D. Cronologia da luta pela regulação específica para as Ciências Humanas e Sociais da avaliação da ética em pesquisa no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i1.0015
DUARTE, L. F. D. Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e o imperialismo bioético no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 31-52, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.90FCHSSA. Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. A regulação nacional da ética em pesquisa e a especificidade das ciências humanas e sociais. 2017. (inédito)
FERNANDES, N. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, p. 759-779, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782016216639
FIGUEIREDO, V. Ética e ciência: comissões de ética em pesquisa científica. In: VÍCTORA, C. et al. (org.). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004. p. 113-118.
FORPRED. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. Levantamento sobre Ética na Pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.33609.88162
GUERRIERO, I. C. Z. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2619-2629, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015218.17212016
GUERRIERO, I. C. Z.; BOSI, M. L. M. Ética em pesquisa na dinâmica do campo científico: desafios na construção de diretrizes para ciências humanas e sociais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 9, p. 2615-2624, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015209.06022015
MAINARDES, J. Apresentação – Seção Temática “Ética na Pesquisa”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 197-198, jan./jun. 2014.
MAINARDES, J. A ética na pesquisa em Educação: desafios atuais. In: CARVALHO, M. V. C. de; CARVALHÊDO, J. L. P.; ARAUJO, F. A. M. (orgs.). Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 73-82.
MAINARDES, J. A ética na pesquisa em Educação: panorama e desafios pós Resolução CNS nº 510/2016. Revista Educação PUC/RS, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 160- 173, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878
NESH. National Committee for Research Ethics on the Social Sciences and the Humanities in Norway. Guidelines for research ethics in the social sciences, law and the humanities. 2006. Disponível em: https://bit.ly/365El25. Acesso em: 26 mar. 2017.
NUNES, J. B. C. Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os Programas de Pós-Graduação em Educação. Revista Educação PUC/RS, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 183-191, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889
SARTI, C. A ética em pesquisa transfigurada em campo de poder: notas sobre o sistema CEP/Conep. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 79-96, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.94
SERA. Scottish Educational Research Association. Ethical Guidelines for Educational Research. 2005. Disponível em: http://www.sera.ac.uk/documents/Publications/SERA%20Ethical%20GuidelinesWeb.PDF. Acesso em: 8 fev. 2017.
SEVERINO, A. J. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 199-208, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i1.0009

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Comissão de Ética em Pesquisa - ANPED