Práticas predatórias na publicação

Autores

Palavras-chave:

Publicação científica, Periódicos predatórios, Editoras predatórias

Resumo

Este documento tem como objetivo apresentar reflexões sobre a prática da pulverização no ambiente acadêmico e científico das publicações predatórias. Apresenta-se uma definição do que seria essas práticas predatórias, apontando as características dos periódicos predatórios e características de editoras de livros potencialmente predatórias. Comenta-se sobre as questões éticas, e por fim o autor dar destaque sobre as publicações predatórias e avaliações oficiais no sistema Qualis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor (PhD) pelo UCL - Institute of Education.  Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. 

Referências

TUFFANI, M. Sobe para 235 a lista de ‘predatórios’ na pós-graduação brasileira. Disponível em: https://bit.ly/34lH7Ap. Acesso: 19/08/2020.

BRASIL. CAPES. Relatório do Qualis Periódico – Área 38: Educação. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3j1dNDq. Acesso em: 19 ago. 2019a.

BRASIL. Capes. Relatório do Qualis Periódicos – Área 40: História. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2YjBm2k. Acesso: 17 ago. 2020b.

BRASIL. CAPES. Relatório do Qualis Periódico – Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: https://bit.ly/31iqp2Y. Acesso em: 19 ago. 2020c.

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

MAINARDES, . . J. . Práticas predatórias na publicação. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 5, p. e020019, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9410. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Boas Práticas e Ética