Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT

Autores

  • Maria Simone Utida dos Santos Amadeu Universidade Federal do Paraná
  • Angela Pereira de Farias Mengatto Universidade Federal do Paraná
  • Eliane Maria Stroparo Universidade Federal do Paraná
  • Telma Terezinha Stresser de Assis Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Normalização. Normalização documentária. Normas ABNT. Metodologia da pesquisa. Referenciação bibliográfica. Citações bibliográficas

Resumo

Elaborar um trabalho acadêmico não é tarefa fácil. É preciso primeiro se deixar envolver pela imensidão da literatura existente sobre o objeto de estudo, ler e selecionar aquilo que for pertinente. Depois é preciso organizar as ideias, preparar o roteiro e segui-lo na redação do texto. E aí, então, deparar-se com as normas. Mas normalizar um texto também não é tarefa fácil. Há normas de estrutura de texto com mínimos detalhes como margens à direita, à esquerda, acima e abaixo. Normas para a redação, para a citação e para as referências, além de outras. Mas afinal, para que servem? Por que segui-las? Ora, para que quando outros estiverem buscando, em meio à imensidão de textos, possam encontrar o teu texto e lê-lo. E, ainda, se o trabalho está normalizado ele é mais facilmente recuperado por buscadores como o Google, o que impulsiona a difusão, facilita a leitura do trabalho e a citação, aumentando assim o índice de impacto do trabalho no meio acadêmico. Como alguém que está lendo um texto pode saber se aquele trecho de interesse foi escrito pelo autor, ou é uma paráfrase ou, ainda, é uma citação literal? Somente por meio de elementos identificadores. E estes elementos são as normas. As normas são os padrões que permitem que em qualquer lugar do mundo e em qualquer suporte, físico ou digital, um texto possa ser facilmente identificado, como um livro, uma revista, um artigo, uma tese, uma dissertação ou, ainda, um trabalho de conclusão de curso de graduação ou de especialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MANUAL de normalização de documentos científicos: de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2017. v., digital il. Inclui referências (p.241-245), glossário e índice. ISBN 9788584800025. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1884/45654>. Acesso em: 5 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

AMADEU, M. S. U. dos S.; MENGATTO, A. P. de F.; STROPARO, E. M.; ASSIS, T. T. S. de. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 329 p., 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9157. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Manuais