Gerador Online de Código Cutter

Autores

Palavras-chave:

Sistema de notação de autor. Tabela Cutter. Tabela PHA.

Resumo

O gerador online permite gerar códigos da Tabela Cutter-Sanborn (três dígitos) e Tabela PHA. Permite ainda, utilizar acentos e cê-cedilha. Rápido e prático, vale a pena conferir! A Tabela Cutter-Sanborn ou simplesmente Tabela Cutter é uma codificação elaborada por Charles Ammi Cutter em 1880, tendo como base, sobrenomes da língua inglesa. Essa codificação é estruturada normalmente, a partir do sobrenome do autor e representa as três primeiras letras do sobrenome. Na Tabela de Cutter, é possível consultar qual sequência numérica representa a sequência do sobrenome do autor. A Tabela PHA (sigla elaborada a partir das iniciais do nome da autora) foi criada em 1964 pela bibliotecária Heloísa de Almeida Prado, nos moldes das Tabelas de Cutter e, principalmente de Cutter-Sanborn, visando adequar as peculiaridades de sobrenomes da língua portuguesa e brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otoniel Feliciano, Universidade Estadual de Campinas

Profissional da tecnologia da informação e comunicação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas; Tecnológo da Informação formado pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Analista e desenvolvedor de sistemas de informação; Tecnológo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pela
Faculdade Anhanguera de Campinas; Especialista em Engenharia e Administração de Sistemas de Banco de Dados pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

CUTTER, Charles A. Cutter-Sanborn three-figure author table. Englewood: Libraries Unlimited, 1969. 34 p.

Downloads

Como Citar

FELICIANO, O. Gerador Online de Código Cutter. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9156. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Linkagem