Revista Internacional de Educação Superior [RIESUP] Bilíngue: Publicação na língua franca da ciência
PDF

Palavras-chave

Língua franca. Publicação bilíngue. Divulgação científica.

Como Citar

SANTOS FILHO, José Camilo dos; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Revista Internacional de Educação Superior [RIESUP] Bilíngue: Publicação na língua franca da ciência. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 4 p., 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9144. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta breve reflexão sobre a importância e necessidade de se publicar na língua franca da ciência da atualidade nos remete a pensar sobre a presença desse conceito e dessa realidade ao longo da história da humanidade, como forma de facilitar a comunicação oral e escrita entre diferentes nações, por razões políticas, comerciais, culturais ou científicas. Na medida em que as diferentes tribos humanas foram se dispersando no planeta e criando sua própria língua foram se isolando em seu universo cultural e linguístico e dificultando a comunicação e diálogo com as tribos vizinhas ou desconhecidas que passaram a ser vistas mais como inimigas a serem derrotadas ou conquistadas do que como membros da grande família humana. A alternativa à guerra era o diálogo, a convivência e a permuta e cooperação entre as diferentes culturas.

PDF
O Boletim Técnico do PPEC adota a licença do Creative Commons para seus documentos, bem como extende essa licença para os documentos que oferecem diretamente em seus sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.