Revista Internacional de Educação Superior [RIESUP] Bilíngue: Publicação na língua franca da ciência

Autores

  • José Camilo dos Santos Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0001-8515-2908

Palavras-chave:

Língua franca. Publicação bilíngue. Divulgação científica.

Resumo

Esta breve reflexão sobre a importância e necessidade de se publicar na língua franca da ciência da atualidade nos remete a pensar sobre a presença desse conceito e dessa realidade ao longo da história da humanidade, como forma de facilitar a comunicação oral e escrita entre diferentes nações, por razões políticas, comerciais, culturais ou científicas. Na medida em que as diferentes tribos humanas foram se dispersando no planeta e criando sua própria língua foram se isolando em seu universo cultural e linguístico e dificultando a comunicação e diálogo com as tribos vizinhas ou desconhecidas que passaram a ser vistas mais como inimigas a serem derrotadas ou conquistadas do que como membros da grande família humana. A alternativa à guerra era o diálogo, a convivência e a permuta e cooperação entre as diferentes culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Camilo dos Santos Filho, Universidade Estadual de Campinas

Jose Camilo dos Santos Filho possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (1962), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (1960), Mestrado em Educação (Master of Science in Education), mestrado em Administração Pública (M.P.A.) e doutorado em Educação (Ph.D. in education) pela University of Southern California (1971-1974) e pós-doutorado pela University of California at Los Angeles (UCLA). Aposentou-se da UNICAMP como professor titular e foi docente pesquisador do PPGEd da Universidade do Oeste Paulista e Professor, até dezembro de 2015.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Como Citar

SANTOS FILHO, J. C. dos; ALMEIDA, M. de L. P. de. Revista Internacional de Educação Superior [RIESUP] Bilíngue: Publicação na língua franca da ciência. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 4 p., 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9144. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Post