Workshop ORCID – UNICAMP: autoridade e integração de dados
LILIAN
LUCIANE
HARRY
Sophia

Palavras-chave

Identificador persistente de autoria. Pesquisadores - Identificador persistente. Workshop. Lilian Pessoa. Luciane Castro. Harry Blom Helmsley

Como Citar

SBU, Equipe. Workshop ORCID – UNICAMP: autoridade e integração de dados. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. vários slides, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/6978. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A ORCID, seus membros Springer Nature, EBSCO, a Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e o Sistema de Bibliotecas (SBU), convidam para o Workshop ORCID-UNICAMP. Este workshop faz parte do Programa de Crescimento Global da ORCID, tornado possível graças à concessão de recursos do fundo de responsabilidade social Leona M. e Harry B. Helmsley, do Programa de Capacitação do SBU e Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP.

Sobre o ORCID

O ORCID é um esforço orientado pela comunidade, aberto e sem fins lucrativos para criar e manter um registro de identificadores únicos de pesquisadores e um método transparente de conectar às atividades e resultados de pesquisas a estes identificadores. O ORCID é único em sua capacidade de alcance interdisciplinar, setores de pesquisa e fronteiras nacionais. É um ponto de encontro que conecta pesquisadores e pesquisa através da inserção de identificadores ORCID nos fluxos de trabalho chave, como manutenção de perfil de pesquisa, envio de manuscritos, solicitação de bolsas e solicitações de patentes. O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido.

Programação

Das 9h00 às 9h30min - Recepção

Das 9h30min às 9h40min

Abertura:
Prof. Dr. Álvaro Penteado Crósta (Coordenador Geral da Universidade - CGU)
Profa. Dra. Glaucia Maria Pastore (Pró-Reitora de Pesquisa/Unicamp - PRP)
Regiane Alcântara Bracchi (Coordenadora do Sistema de Bibliotecas - Unicamp - SBU)

Apresentações
Das 9h40min às 10h10min 

ORCID: Adoção e uso pela comunidade científica: Lilian Pessoa (ORCID)

Das 10h10min às 10h40min
Plum X : Luciane Castro (EBSCO)

Das 10h40min às 11h : Coffeebreak

Das 11h às 11h30min
Scientific publishing: Trends and Innovations - Harry Blom Helmsley (Springer Nature)

Das 11h30min às 11h45min
Demonstration - ID creation: Lilian Pessoa (ORCID)

Das 11h 45min às 12h
Q&A/ Presenters & Lilian

 

LILIAN
LUCIANE
HARRY
Sophia

Referências

CASTRO, Lilian. Plum X. In: WORKSHOP ORCID – UNICAMP: AUTORIDADE E INTEGRAÇÃO DE DADOS, 2016, Campinas. Apresentações do... Campinas, SP: SBU/UNICAMP, 2016. 22 slides em PDF.

HELMSLEY, Harry Blom. Scientific publishing: Trends and Innovations. In: WORKSHOP ORCID – UNICAMP: AUTORIDADE E INTEGRAÇÃO DE DADOS, 2016, Campinas. Apresentações do... Campinas, SP: SBU/UNICAMP, 2016. 25 slides em PDF.

PESSOA, Lilian. ORCID: Adoção e uso pela comunidade científica. In: WORKSHOP ORCID – UNICAMP: AUTORIDADE E INTEGRAÇÃO DE DADOS, 2016, Campinas. Apresentações do... Campinas, SP: SBU/UNICAMP, 2016. 29 slides em PDF.

O Boletim Técnico do PPEC adota a licença do Creative Commons para seus documentos, bem como extende essa licença para os documentos que oferecem diretamente em seus sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.